A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nessa segunda-feira, 18, ação de orientação alimentar para usuários do Restaurante Popular, unidade do Centro. Na atividade, as pessoas passaram por avaliação antropométrica e receberam material explicativo com informações sobre o tema, através do “Guia Alimentar Para a População Brasileira”.
O objetivo do projeto é apresentar a possibilidade da utilização do Guia como instrumento de promoção à saúde e manutenção da alimentação saudável e equilibrada. Os dados coletados serão registrados para análise do perfil nutricional, em função do índice de massa corporal (IMC) dos usuários, que terão analisados também idade e bairro onde moram.
Um dos responsáveis pela ação, Daniel Peixoto de Azevedo, explicou que o material apresenta a importância de uma alimentação in natura (como frutas, legumes, verduras, carnes frescas e leite) e minimamente processados. No entanto, é recomendada a diminuição do consumo de alimentos processados (frutas em calda e cristalizadas, carne seca e toucinho, sardinha e atum enlatados, e extratos ou concentrados de tomate – com sal e ou açúcar). Quanto aos alimentos ultraprocessados (biscoitos, suco de caixinha, pratos prontos – congelados), a orientação é de se evitar sua ingestão, em função dos diversos malefícios que estes produtos podem causar à saúde.
“É ótimo receber essas dicas, para a gente comer melhor. Temos que comer alimentos mais naturais”, disse a pensionista Margarida Rita, ao receber as orientações nutricionais. Para o servidor público Ulisses Paulino, as pessoas têm pouco acesso a informações de conteúdo nutricional, e atividades como essa ajudam: “Comemos de qualquer jeito, e aqui deu para ver como alimentar corretamente”.
Funcionamento do restaurante
O Restaurante Popular do Centro, denominado “Yedda Duarte Gomes”, fica na Rua Halfeld, n°305, funcionando entre 10h e 14h, e o da zona Norte, no Bairro Benfica, na Rua Diogo Álvares, n° 664, entre 10h30 e 14h. O custo de cada refeição é de R$3,50. O cardápio é elaborado e balanceado por nutricionista e pode ser conferido no link.
Fonte: Assessoria