A TV paga é conhecida pela variedade de filmes, seriados e programas esportivos, mas, ultimamente, são os canais infantis que têm dominado a audiência. O mais recente levantamento feito pela Kantar Ibope Media, referente à abril de 2018, mostra que os dois canais mais assistidos na TV paga na faixa entre 7h e 0h são dedicados ao público infantil: Discovery Kids (1,11 ponto) e Cartoon Network (1,06 ponto). Cada ponto representa 248,6 mil residências ou 693,8 mil telespectadores no Painel Nacional de Televisão.
Muito do avanço dos canais para crianças se deve à escassez de programas infantis na TV aberta, já que poucas oferecem produtos específicos e geralmente em uma faixa reduzida de horário. Faltam nos canais tradicionais programas educativos que estimulam o desenvolvimento conforme a idade da criança. A TV paga tem canais completos e, além de serem ótimos para o lazer das crianças, muitos deles contam com desenhos e programas educativos. Por isso, é muito comum que os pais busquem pelos pacotes de TV por assinatura.
É ideal se certificar de que os canais pagos têm programas que sejam educativos. A lista a seguir traz alguns canais líderes de audiência, todos disponíveis na NET TV, que ensinam enquanto a criança se diverte.
Discovery Kids
Focado no público pré-escolar, o Discovery Kids tem origem norte-americana e está em diversos países. Com uma extensa oferta de desenhos animados e programas infantis, ele é o canal preferido da audiência da tv paga brasileira. Entre os desenhos de grande apelo infantil e que também tem o papel de educar estão Show da Luna, Peppa Pig e O Zoo da Zu.
Show da Luna mostra as aventuras de uma menina de seis anos curiosa e amante da ciência. Tudo o que acontece a seu redor é motivo para entender o mundo e o funcionamento das coisas. Peppa Pig também é sobre educação no cotidiano, ensinando brincadeiras e palavras novas a cada episódio. Já o Zoo da Zu é uma série sobre uma garota de 10 anos que vive no zoológico e ensina todo respeito que tem com os animais.
Nickelodeon
O Nickelodeon tem como principal público-alvo crianças e adolescentes. O canal conta com diversas opções de desenhos educativos como o Team Umizoomi, sobre o trio de super-heróis que resolvem problemas com seus poderes matemáticos. O canal também tem em sua programação Dora, a Aventureira, um fenômeno global transmitido em 151 países. Enquanto explora o mundo com seu amigo Botas, Dora ensina palavras em inglês para as crianças.
Go, Diego, Go é outro desenho educativo de destaque no Nickelodeon. Tem estrutura semelhante à Dora, a Aventureira, mas trata de temas como a latinidade – o personagem salva animais típicos da América Latina – e também trabalha o bilinguismo.
Gloob
Gloob é o canal infantil da Globosat e conta com uma série de programas e desenhos educativos. Na série nacional “Detetives do Prédio Azul”, três crianças aprendem sobre a vida enquanto desvendam os mistérios do edifício. Já em Click, Daniel Warren estimula a criatividade das crianças, ensinando a desenhar, pintar, criar objetos e fazer arte.
Boomerang
O Boomerang junta desenhos clássicos e reinventados a lançamentos que tem agradado cada vez mais a criançada. Entre os principais sucessos do canal está Masha e o Urso, um desenho animado russo inspirado no folclore daquele país em que uma menina de três anos vive em uma casa no meio da floresta. Com pouquíssimos diálogos e bastante inspirado em desenhos mudos, como Pingu, Masha e o Urso estimulam a criatividade com situações do cotidiano.
Fonte: Brands & Blogs