Para que se possa exercer com eficiência e ética com resultados positivos, além de não ter medo dos desafios, os síndicos precisam se preparar adquirindo conhecimentos e visualizar o cargo de síndico com prazer seja síndico voluntário ou profissional.

Vivemos em um país onde a coerência entre o discurso e a prática, entre que se fala e o que faz é um dos maiores desafios que os gestores enfrentam, onde a credibilidade depende dessa coerência.

A verdade é o que não há sucesso em qualquer área, em qualquer setor, ou seja, em qualquer campo de conhecimento, sem que a perseverança esteja presente. Pense nos esportes, na ciência, nas artes em geral, literatura, educação e até mesmo nas simples tarefas do cotidiano. Pense na perseverança dos campeões em ultrapassar seus limites A perseverança alicerçada em valores e princípios elevados é um dos maiores ingredientes do sucesso.

Vamos falar de alguns mitos que afetam a gestão em geral: “Errar é humano”, não se pode ligar o erro à pessoa, todos nós temos talentos e precisamos desenvolvê-los, buscando novos conhecimentos e métodos de fazer cada tarefa, razão porque precisamos aprender com os erros que nada mais são, que um método que não deu certo. “Precisamos correr atrás” é um mito porque quem corre atrás não ganha a corrida. Veja a Fórmula 1, onde pilotos ganham por fração de segundos, mas precisam correr na frente, portanto, o gestor precisa ser proativo, daí a previsão antecede o planejamento “ninguém reclamou”, isto é gestão apaga incêndio, é preciso que o gestor faça um diagnóstico permanente para manter informado na real situação, pois, não pode usar a famosa desculpa “eu não sabia”, “caixa de sugestão”, além de não funcionar em gestão de condomínio que além de ser um dos motivos de afastar os condôminos e moradores das assembleias, que julgam que dando sugestão está participando o que na verdade é que as sugestões de cada um, precisam e devem ser discutidas em assembleia, onde a mesma deve constar da pauta para que todos os interessados no assunto, possam opinar.

“Assembleias sem decisões”, razão porque as pautas devem ser bem elaboradas, observando os itens e quóruns exigidos pelas leis, e outro fato que afasta os condôminos das assembleias. Poderíamos estender sobre mitos, mas, na verdade o síndico atua numa gestão com muitas atribuições, muitas vezes os desafios que enfrenta no cotidiano, obrigam-o a ter um conhecimento da sua missão de líder, uma vez que os membros do Conselho Consultivo e empregados devem formar uma equipe onde são responsáveis e parceiros na busca de uma administração eficaz, onde precisam organizar para ter horário para reuniões, atender e conversar com os condôminos, moradores e prestadores de serviços, lembrando que as reuniões reforçam a identidade de equipe, daí elimina o famoso mito “atualmente não se tem mais tempo”, o que sem dúvida é uma característica de falta de planejamento e organização.

Concluindo, lembramos que a formações de grupos leva a divisão dos condôminos, pois, qualquer ação no condomínio afeta a todos moradores e que a falta de padrões claros e definitivos evitam consequências desastrosas. No condomínio, não pode e nem deve ter exceções, pois além de levar um sentimento de injustiça, ferem o art. 5º da Constituição Federal onde: “Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza…”

Obrigado, continuem comunicando conosco através do e-mail: tirandotodasduvidas@gmail.com e fale com o consultor Flávio Almeida Chaves Pereira.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.