Com o frio castigando a região, que tal ir curtir uma praia no Ceará, um dos melhores destinos turísticos do país e onde a gente encontra praias belíssimas para todos os gostos: desertas, com cenográficos coqueiros, com falésias coloridas; é realmente um destino fantástico, para quem ainda não foi é uma ótima pedida. Vamos conhecer um pouco.

FORTALEZA – o clima de hospitalidade é o que predomina na cidade. Além disso, o sol ilumina o ano todo as mais exuberantes paisagens, principalmente os verdes-mares. E isso fica ainda mais fascinante com a grandeza das dunas, que circulam as praias fazendo um jogo de tons. Essa é a explicação para o povo cearense ser tão alegre, hospitaleiro e, sobretudo, bem- humorado.

Por ser conhecida por ter a segunda-feira mais animada do mundo, não faltam opções de lazer e diversão em Fortaleza. É sempre uma nova emoção conhecer as maravilhas de um bucólico centro histórico, pegar um sol na Praia do Futuro, contemplar o pôr-do-sol na Ponte Metálica, caminhar no calçadão da Avenida Beira-Mar, ver as jangadas na enseada do Mucuripe, viver a contagiante noite da cidade com todos os seus bares, restaurantes, danceterias e casas de espetáculo. Essa é a Fortaleza do sol forte, do céu azul, com atrações de todos os tipos, a cada hora do dia, sete dias da semana.

Fortaleza é um dos destinos mais procurados para curtir praias desde as mais afrodisíacas as mais desertas. Foto: Divulgação

A cidade de Fortaleza oferece os mais completos e bem equipados espaços para feiras, congressos e exposições. Entre eles, o Centro de Convenções do Ceará e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A indústria hoteleira e prestadores de serviços fazem um receptivo de alto nível, e o aeroporto Internacional tem conexões para as principais cidades do Brasil e do mundo.

Ter algumas das praias mais famosas do mundo e todo conforto para receber quem chega não tirou das praias do litoral oeste aquele charme de paraíso recém descoberto. Por isso, quem vem aqui sempre tem um bom motivo para voltar. É um destino apaixonante em todos os sentidos: sol, praia, esportes, gastronomia e paisagens incríveis. Vamos conhecer algumas dessas praias?

CUMBUCO, uma das praias mais famosas do Ceará. Aqui a beleza se revela surpreendente com suas imensas dunas e coqueirais, conquistando turistas nacionais e internacionais. O passeio de buggy é um dos mais famosos do Estado com suas curvas, descidas e subidas incríveis. O passeio de jangada também oferece fortes emoções. Com grande infra-estrutura turística é o local perfeito para os amantes dos esportes de aventura.

FLECHEIRAS, conhecida como um excelente local para a prática de esportes de aventura e também pela produção de algas usadas na culinária local e em produtos de beleza. Possui excelente infra-estrutura turística e oferece um inesquecível passeio de Catamarã no Rio Mundaú.

LAGOINHA é uma tranquila colônia de pescadores. Na chegada, do alto de um Mirante avista-se a exuberância de Lagoinha, um verdadeiro cartão postal. Com pequenas enseadas naturais e mar calmo, a praia chama atenção pela indiscutível beleza cênica. Lagoinha ainda é conhecida por suas jangadas à beira-mar, areias brancas e verdes coqueirais que indicam o caminho para o mar.

Mundaú é uma praia do município de Trairi e é conhecido por manter suas características de colônia de pescadores e paisagem natural preservada. Foto: Divulgação

MUNDAÚ é conhecido por manter suas características de colônia de pescadores e paisagem natural preservada. Na chegada avistam-se imensas dunas e pequenas piscinas formadas em maré baixa, um convite ao banho nas águas mornas e cristalinas da região. Outra atração imperdível é o passeio de catamarã pelos canais do mangue do Rio Mundaú e pelas dunas móveis da região.

JERICOACOARA, definida pelo Washington Post como “uma das dez melhores praias do mundo”, Jeri está colocada como uma pedra preciosa no coração de um oásis entre dunas brancas. No meio de um coqueiral, ela é um conjunto de belezas variadas: por um lado uma imensa extensão litorânea, titânicas dunas móveis, lagoas de água doce e transparente e praias de enseada com mar calmo, onde a oscilação das marés cria piscinas naturais mornas. “Um show de harmonia das formas, que inspira a alma e acalma a mente que busca o descanso”. Do outro lado, vento poderoso e ondas fortes moldaram as rochas e pedras coloridas, desenhando discretas praias para tranquilas caminhadas no meio de uma natureza obstinada.

Jijoca de Jericoacoara é o município mais setentrional do estado do Ceará, que tem como atração natural principal a Praia de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Em Jeri se vive sem sapatos e sem violência: as ruas de pura areia e a ausência de carros oferecem a oportunidade ideal para descobrir, na maior tranquilidade, lojas, bares e restaurantes originais. Artesanato local e brasileiro, comida regional e internacional, ritmos e melodias, vão pegar o turista em cada canto, como o forró e as enormes fogueiras na praia, para curtir a noite até a madrugada.

O Litoral Leste do Ceará é um presente para a tranquilidade e uma festa para os sentidos. Faixas de areia branca e falésias coloridas. Mar calmo e de poucas ondas. Ventos perfeitos para práticas de kitesurf e windsurf. Um cenário cheio de convites para aproveitar: sobrevoar as falésias de Canoa Quebrada de parapente, experimentar lagosta e pescados fresquinhos, descansar rodeado de conforto e charme. Venha aproveitar.

CANOA QUEBRADA é uma das mais visitadas no litoral cearense. Descoberta na década de 70, desde então o destino atrai visitantes de varias nacionalidades. A atmosfera descontraída de Canoa chama a atenção do visitante, que ainda conta com excelente estrutura de barracas à beira-mar que servem o melhor da gastronomia local.

Lua e estrela, sol e noite, agito e refúgio. Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, ganhou infraestrutura turística, mas preserva o charme de sua rusticidade. As falésias são o cartão de visita da praia, enquanto que os bares e restaurantes oferecem um extenso cardápio, do exótico ao sofisticado. O artesanato das lojinhas com suas belas obras de arte, também merece ser apreciado.

No local indica-se o passeio de buggy, passando por lagoas e dunas, com paradas para fotografia e aventura com a tirolesa. Mas poupe energia, porque na noite de Canoa sons e culturas se reúnem para celebrar a vida. Vida que fica mais bonita quando se está no aconchego de Canoa.

MORRO BRANCO, passeios de buggy, lagoas e dunas de encher os olhos, mirantes incríveis de onde se pode ver o imenso labirinto das falésias de areias coloridas; seu ponto forte. Localizada no município de Beberibe, palco de grandes produções cinematográficas e televisivas, a praia de Morro Branco é inesquecível para o visitante.

O grande atrativo da praia se configura num imenso paredão de falésias e as fontes de água doce que surgem em forma de bicas à beira-mar.

Imperdível no local são os trabalhos artesanais em recipientes de vidro – as famosas garrafinhas com areias coloridas. É possível fazer um inesquecível passeio de buggy, percorrendo uma extensa faixa de praia e belezas naturais como as fontes de água doce, grutas, dunas e a Lagoa do Uruaú, a maior lagoa do litoral cearense.

Não bastasse todas as opções de passeios e compras oferecidas aos visitantes, a praia do Morro Branco possui ainda uma excelente infraestrutura de barracas, onde se encontra um variado cardápio, que vai da tópica peixada cearense a uma sofisticada combinação de frutos do mar servido com massa italiana.

Quem vai ao Ceará sempre quer ficar. E não só por causa das belezas naturais. Mais que Jericoacoara, Canoa Quebrada, Morro Branco e tantas outras belezas naturais, o Ceará tem o cearense. Um povo simpático, batalhador e, sobretudo, hospitaleiro. Gente que pinta, borda, canta e trabalha. Gente que cativa, contagia e faz qualquer um se sentir em casa, seja num pequeno hotel, numa pousada, numa varanda, ou, simplesmente, numa rede.


DICAS DE VIAGEM

– Vegetarianos se ferram em Buenos Aires?

Há opções nos bairros turísticos como Puerto Madero e Palermo, zona do Krishna Veggie. Fora deles, restam as saladas.

– Apps ajudam os vegetarianos?

O Happy Cow elenca restaurantes e lojas veganas e vegetarianas na Europa e em países como EUA, Canadá, Austrália, Tailândia e Japão.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.