Natural de Araxá, Alex Roses Santos de Almeida é um dos 4 atletas brasileiros que irão representar o atletismo brasileiro no Desert Challenge Games, em Phoenix (EUA). O evento faz parte do Grand Prix Internacional de Para-Atletismo. Descoberto enquanto corria atrás de bola na APAE, Alex conseguiu ficar no Top 5 do Ranking Nacional nas categorias salto em altura, salto em distância e 400m rasos.
O atleta treina com o técnico Amair Araújo, que recebeu o prêmio “Melhores do Ano” em 2016 pelo trabalho desenvolvido na APAE de Araxá. Para o treinador, Alex garantiu sua vaga por conta dos profissionais envolvidos, do trabalho em equipe da instituição que o apoia, mas principalmente, pelo comprometimento do atleta. Amair contou que “Aos 13 anos, ele foi inserido na APAE, se deslocando da zona rural até a cidade para participar das atividades e as vezes voltando a noite para casa. As condições em que treinamos hoje não são as melhores. As vezes temos de praticar a noite, em uma pista que não possui iluminação”.
Ao longo de sua carreira, o treinador contribuiu na formação de diversos atletas, sempre movido pelo lema de “transformar deficiência em eficiência”. Para ele, a classificação de Alex para o torneio o faz ver o seu valor como técnico. “É muito bom ver um atleta treinado por você na base despontando a nível mundial”, disse Amair.
Fonte: Minas Esporte