As inscrições para a tradicional “Corrida da Fogueira” já estão abertas. A 71ªedição da competição será em 21 de julho. Os interessados devem procurar a Vidativa Consultoria Esportiva, na Rua Moraes e Castro, 724, Alto dos Passos, de segunda a quinta-feira, das 7 às 22 horas, e sextas-feiras, das 7 às 19 horas. O quiosque em frente ao Memorial no Santa Cruz Shopping também recebe inscrições. O horário de funcionamento do shopping é de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e sábados, das 9 às 19 horas. Até 8 de julho, o valor da inscrição, com o kit, é de R$ 80,00, e sem o kit, R$ 40,00. A partir de 9 de julho os valores serão reajustados, até o dia 15, quando encerra o prazo. O kit é composto de camisa de manga comprida, meias e luvas personalizadas da fogueira e fones de ouvido.
O início da prova será às 19h30, e os atletas percorrerão sete quilômetros, saindo da Praça do Bom Pastor, passando pela Avenida Rio Branco, até a esquina com Rua Agassis, e retornando ao local da largada. A “Corrida da Fogueira” é evento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), organizada pela Tecnobit, em parceria com a Vidativa Consultoria Esportiva.
A corrida
A “Corrida da Fogueira” figura entre as provas mais tradicionais do país. Tudo começou em uma festa junina, caracterizada pela alegria em torno da fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover uma corrida de rua, reunindo alguns amigos, a fim de divulgar a festa junina no Bairro Mariano Procópio. Foi assim que, em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da “1ª Corrida da Fogueira”, com percurso, assim como agora, de sete quilômetros.
O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, ele teve a honra de acender a fogueira da festa, e isso se perpetuou por várias décadas. Na década de 40, poucas corridas de rua eram realizadas no país e, com o tempo, a “da Fogueira” se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.
Fonte: Assessoria/PJF