A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que policiais realizam na tarde dessa terça-feira, 29, a escolta do comboio dos veículos de abastecimento de combustíveis do município de Juiz de Fora. Conforme a corporação, são 13 veículos de gasolina, cinco de etanol, nove de diesel, oito de GLP e um de ácido clorídrico.

A medida foi viabilizada pela articulação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) junto à Polícia Rodoviária Federal para que uma nova escolta fosse feita a um comboio de caminhões que deixou o município no início dessa tarde, em direção à refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, além da garantia de uma reserva técnica nos postos que pretende assegurar os serviços essenciais pelos próximos dias. A PRF liberou a participação de outros caminhões de empresas locais neste comboio, que também deverá trazer à cidade uma carga de gás. O produto será comercializado, conforme definido pelo decreto, um botijão por unidade residencial.

Uma terceira escolta de segurança está sendo organizada para seguir até a Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 30, com concentração marcada para a Avenida Deusdedit Salgado, na altura do Terrazzo, e saída prevista para o meio-dia. O comboio está sendo articulado entre a Prefeitura de Juiz de Fora e as forças de segurança e está aberto a todos os serviços de transporte, incluindo combustíveis, gás LP, gêneros alimentícios, de saúde e de todos os itens de abastecimento da cidade. A Polícia Militar fará uma vistoria nos veículos antes do início da viagem. A medida é mais uma ação da estratégia para a garantia do restabelecimento da oferta de bens e serviços essenciais em Juiz de Fora.

 

VEÍCULOS PARTICULARES

A Prefeitura de Juiz de Fora liberou o fornecimento de combustíveis também para veículos particulares, com respeito ao limite de 20 litros por carro, como determinado pelo decreto de situação de emergência, para os postos TLP, Elefantinho e Choferes, que participaram do primeiro comboio de caminhões que chegou ao município nessa terça-feira vindo de Betim (MG).

 

FISCALIZAÇÃO 

A fiscalização do reabastecimento na cidade foi intensificada nesSa terça-feira, através do Procon, visando inibir preços abusivos, considerando o Código de Defesa do Consumidor, contando também com a Guarda Municipal, os fiscais de Posturas Municipais, da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas (SAU), e da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (SS), que estão dando apoio à força tarefa para o cumprimento do decreto de situação de emergência, editado na última segunda-feira.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em parceria com as Polícias Militar e Civil, também reforçou a fiscalização do abastecimento prioritário destinado aos táxis nos postos da cidade durante a vigência do decreto de situação de emergência. Segundo a Settra, a denúncia de que alguns motoristas estão abastecendo, comercializando ou estocando esse combustível e retornando para a fila, será rigorosamente apurada, com severa punição aos infratores, que podem inclusive perder suas permissões de atuação e responderem a processo judicial. O órgão reforça que o momento é de conscientização pelo bem coletivo e pela garantia do abastecimento dos serviços essenciais na cidade.

Outros postos da cidade, que mesmo não estando no primeiro comboio e que conseguiram viabilizar a comercialização de combustível, também estão sendo fiscalizados pela força-tarefa feita pelo Procon, Settra e SAU para o cumprimento da definição de aquisição limitada de 20 litros do produto por dia e também pela priorização dos serviços essenciais.

 

Fonte: Assessoria

 

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.