Nas colunas anteriores, partes 1 e 2, falamos sobre antecipar datas especiais e assim antecipar compras e treinamentos de funcionários e os 7 passos para o aumento da vendas do seu negócio.Hoje trataremos de como olhar o marketing em 360 graus, como você está se relacionando com seus clientes. Aliás, você se relaciona ou apenas vende?
Hoje temos cerca de 5 gerações ao mesmo tempo no mercado, quem nasceu nos anos 40 consome e quem nasceu em 2010 também já consome, este últimos com 8 anos já decidem suas roupas e os locais que querem frequentar para lanches e diversão.
Para crescer e permanecer, segmentecomo se comunica com o cliente, isso certamente vai agradar uma porção maior deles. A linguagem usada para atrair a terceira idade deve ser diferente da linguagem usada para atrair jovens. Há empresas que focam nos jovens e outras que existem em função de atender adultos, sabemos disso. O importante é responder a pergunta: Como você vai perpetuar a sua empresa? Eu me canso de escutar coisas como, “minha empresa já existe há 20 anos”, vou continuar assim. OK, é um direito seu. O mercado tem nos mostrado o perigo dessa frase. Temos estudado como o marketing de experiência pode ajudar a sua empresa crescer e permanecer. Cause uma boa experiência de compra!
Ao trazer boas memórias e recordações ao seu cliente, você afeta a decisão de compra dele. Quem não gosta de se sentir bem? Aproveite e use isso a seu favor. Deixe o cliente ver, sentir, pegar, cheirar e experimentar o seu produto. Torne sua loja um local de experiências sensoriais, faça seu escritório um local agradável de estar.
Percebemos um aumento nas vendas pela internet em quase todos os setores do varejo, por isso se torna ainda mais importante a utilização do marketing de experiência, combata isso com atendimento e atenção ao cliente. E não basta deixar alguém pra servir o café, essa pessoa tem que ser treinada, simpática e amar fazer o que faz.Um exemplo é a contratação de pessoas para degustação em eventos, se não houver simpatia e empatia, o tiro pode sair pela culatra. Se o objetivo for fazer o cliente experimentar o seu produto, treine a pessoa para explicar como o produto pode ser utilizado, feito ou até melhorado.
Limpeza, organização, iluminação, água fresca, cafezinho, balinhas, internet, música …tudo auxilia na venda! Vá além! Pense em como superar as expectativas, ofereça mais!
Planejamento, gestão e capacitação, três pilares que levará a sua empresa a níveis elevados.