A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) decretou situação de emergência no Município. O decreto foi apresentado pelo prefeito Antônio Almas à imprensa durante entrevista coletiva na manhã dessa segunda-feira, 28, após nova reunião do comitê de gerenciamento de crise. O documento será publicado em edição extraordinária do Atos do Governo e leva em consideração o desabastecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade na cidade devido ao impacto e gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação nacional dos caminhoneiros.

Entre as medidas, o decreto prevê a prioridade para o abastecimento da frota de veículos públicos, ambulâncias, transporte público escolar, viaturas policiais e bombeiros e aquela destinada ao transporte público, coletivo e táxi. Pelo texto, o poder público também fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas para o retorno à normalidade, como a contratação emergencial de fornecimento de bens e de prestação de serviços essenciais.

Além disso, o decreto define que, enquanto estiver vigente o estado de emergência, ficará assegurada a distribuição de até 20 litros por veículo ao dia e uma unidade de gás de cozinha por unidade residencial, para garantir que o maior número possível de consumidores tenha acesso aos combustíveis.

Por conta das dificuldades do transporte coletivo e dos prejuízos ao abastecimento de insumos, o decreto também altera o funcionamento dos órgãos públicos municipais, durante a sua vigência, para o horário das 8h às 14h, com exceção dos serviços de urgência e emergência ou que atuam em escala de plantão, Cesama, Empav, Emcasa e aos servidores do Procon e do departamento de vigilância da Secretaria de Saúde. Com isso, as unidades básicas de saúde voltarão a funcionar a partir desta terça-feira neste horário. O comitê de gerenciamento volta a se reunir nesta terça-feira para avaliar novamente a situação.

Comenda Henrique Halfeld é adiada

Ainda em função dos reflexos do movimento dos caminhoneiros, que também impactou fornecedores e o deslocamento em geral, a cerimônia comemorativa do aniversário de Juiz de Fora em que seria entregue o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld nesta terça-feira, 29, foi adiada. Uma nova data será verificada.

Confira como seguem alguns serviços da PJF:

Saúde:

O atendimento nas unidades de atendimento primário e secundário, como UBS e PAM Marechal, retomam os atendimentos nesta terça-feira, das 8h às 14h.

Os serviços de urgência e emergência estão mantidos, com equipes de saúde completas, sem falha na distribuição de oxigênio hospitalar e no estoque prioritário de medicamentos, apesar das dificuldades de distribuição. As unidades de urgência e emergência como Hospital de Pronto Socorro (HPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Norte, Sul e Oeste, Regional Leste e Pronto Atendimento Infantil (PAI) funcionam normalmente 24 horas.

Transporte coletivo

Ainda nesta terça-feira, 29, será mantida a operação reduzida dos ônibus, com os veículos transitando nos horários do quadro de domingo, com eventual redução nos períodos entre picos.

Escolas municipais

As unidades seguem com as aulas suspensas nesta terça-feira, 29, quando a situação será novamente avaliada para os próximos dias.

Coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo domiciliar seguem normalmente nesta terça-feira.

Restaurante Popular

As unidades centro e zona norte também mantêm o funcionamento normal.

 

Fonte: Assessoria

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.