Venezuela e Colômbia têm eleições presidenciais este mês

Eleitores da Venezuela e Colômbia vão às urnas nos próximos dias para escolher um novo presidente da República. Em ambos os países, cinco candidatos disputam a preferência do eleitorado. Na Venezuela, as eleições são no domingo, 20, e na Colômbia, dia 27.

Na Colômbia, os cinco candidatos que concorrem à Presidência da República intensificam o corpo a corpo e as campanhas nas redes sociais. O mandato presidencial no país é de quatro anos sem direito à reeleição. De acordo com as pesquisas de opinião, o favorito por enquanto é Iván Duque, do Centro Democrático.

Além de Duque, estão na disputa Gustavo Petro, da Colômbia Humana; Sergio Fajardo, da Coalizão colombiana; Germán Vargas Lleras, de Melhor Vargas Lleras; e Humberto de la Calle, do Partido Liberal.

Venezuela

Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro, de 55 anos, deve ser reeleito. No poder desde 2013, ele conduz um governo que vive problemas econômicos e cercado de críticas. O mandato presidencial no país é de seis anos com direito à reeleição.

Além de Maduro, disputam a eleição para presidente da República o ex-governador do estado de Lara e ex-chavista, Henri Falcón; o pastor evangélico Javier Bertucci; o empresário Luis Alejandro Ratti e o engenheiro Reinaldo Quijada.

Bertucci, Falcón e Quijada mantiveram relações próximas aos governos de Hugo Chávez e Maduro.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.