Dando continuidade às ações do “Maio Amarelo”, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com outros órgãos, promove ações neste sábado, 12. Das 9h às 12h, os alunos do Curso Técnico em Transporte Rodoviário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Ifet) de Juiz de Fora, recebem palestra educativa com os temas “Maio Amarelo”, “Comportamento Seguro no Trânsito” e “Mobilidade da Pessoa com Deficiência”. Às 15h, a Choperia Salvaterra recebe da Settra o selo de empresa parceira do Maio Amarelo, por iniciativa desenvolvida buscando um trânsito mais seguro.
Na atividade no Ifet, a proposta, de acordo com a assessora técnica da Settra, e responsável pelo encontro, Ana Beatriz Machado Chaves, “é conversar sobre o movimento com os jovens que, futuramente, serão os novos motoristas e principais agentes no trânsito”. O encontro será finalizado com blitz educativa, em que cartas com mensagens alusivas à causa, escritas por alunos, serão entregues no trânsito.
A iniciativa conta, também, com a participação de membros da Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), da Organização Não-Governamental (ONG) Somar Brasil e do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH).
A Choperia Salvaterra recebe da Settra o selo de empresa parceira do Maio Amarelo por conta da ação que realiza, convertendo em chopp o valor que os clientes gastam com táxi. A ideia é que outras empresas do ramo adotem o mesmo comportamento, incentivando cada vez mais pessoas a utilizar meios de transporte alternativo ao veículo próprio, evitando assim os acidentes em decorrência da combinação perigosa do álcool com a direção.
Próxima semana
Na segunda-feira, 14, às 14h, o auditório da Superintendência Regional de Saúde/JF(SRS) (Avenida dos Andradas, n°222) será palco da “Formação para Multiplicadores de Profissionais Estaduais”. Servidores da saúde e de escolas estaduais do município estarão envolvidos na ação, com os temas “Maio Amarelo” e “Comportamento no Trânsito”. Entre outras coisas, o debate vai elencar as maneiras de tratar o assunto nas escolas estaduais, dentro do que rege o programa “Saúde na Escola”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Cerca de 140 profissionais devem participar.
Representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e do Comset também estarão presentes.
Fonte: Assessoria