Continuamos o nosso assunto onde vemos que síndico e condôminos não são adversários, mas sim, parceiros: “O direito de alguém acaba quando começa o do próximo”.

Com a verticalização das cidades e a tendência cada vez maior de habitar edifícios, a ideia de que cada um pode desfrutar do próprio lar de maneira harmoniosa, só poderá realmente acontecer quando o condomínio tem um síndico preparado e que sabe a importância de ser líder.

A Gestão Condominial por excelência exige, líder que saibam comunicar-se uma vez que liderar e comunicar.

Os grandes líderes são aqueles que exercem papeis transformadores onde a força verdadeira da liderança é a capacidade de promover a multiplicar mudanças positivas. E, para tal, é preciso gerar laços de confiança, formando equipes e parceiros com as pessoas da comunidade, que são desenvolvidos através de instrumentos básicos a comunicação. É preciso entender que alguém só será líder eficiente se souber ao mesmo tempo “dar o seu recado” e saber ouvir de verdade em sentido amplo, os seus interlocutores. Para que isso aconteça precisamos reconhecer que isso exige dedicação e conhecimento.

Vamos citar um trecho do caderno, Coletânea de Textos reproduzidos no Jornal Correio do Povo, do Rio Grande do Sul de 1973, do genial Mario Quintana: “É tal a sua pressa de comunicação que eles se esquecem de aprender primeiro a expressar-se.” O trecho é do poema “A Ilegível Mensagem”. Apesar do tempo o autor tece com a sua sensibilidade, Quintana para nos mostrar a importância de uma das características essenciais para que as pessoas se comuniquem de forma qualificada.

Os líderes precisam saber preparar os seus parceiros porteiros treinando, pois, as falhas humanas acontecem e precisam ser corrigidas, por serem um momento de aprendizagem. Os porteiros são os que nos condomínios mantem maiores contados com os moradores, daí a importância que sejam pessoas treinadas, além dos condomínios que precisam ter normas atualizadas periodicamente para que possam acompanhar as leis, não só isso, mas também respeito as pessoas, uma vez que em condomínio as despesas são rateadas, onde todos participam de forma efetiva.

Precisa-se que o síndico pratique a Empatia Cognitiva que é quando o líder procura entender as razoes e argumentações das pessoas, dialogando com eles e buscando a compreensão racional da situação. E também Empatia Emocional, quando o líder procura entender como as pessoas estão se sentindo em determinada situação e qual o papel das emoções como influencia. E por fim praticar a Empatia de Servir, quando o líder demonstra as pessoas que está disposto a ajuda-las a solucionar os problemas, demonstrando humanidade, lealdade e confiança.

Portanto não é somente ter vontade de acertar, mas, acima de todo estar preparado para o exercício da Gestão Condominial, onde os moradores necessitam uns dos outros, para que possam viver e conviver num ambiente harmonioso de paz. Não precisam de abraços (o que sem dúvida seria ideal), mas precisam respeitar o direito do outro, onde as vezes a violência acontece em atos praticados internamente. O síndico como representante dos demais, é o grande responsável pelos os acontecimentos.

Obrigado, continuem comunicando conosco através do e-mail: tirandotodasduvidas@gmail.com e fale com o consultor Flávio Almeida Chaves Pereira.

Até o próximo.




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