Nesta quarta-feira, 25, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu a primeira edição do projeto “Cãomarada”. O encontro contou com a presença de “George Clooney” e “Bob”, cães abrigados no Canil Municipal, além de atividades coletivas de recreação, pintura de pele e muita diversão. Na sexta-feira, 27, às 15h30, novas atividades serão desenvolvidas com os usuários do período da tarde. O projeto é iniciativa do Departamento de Controle Animal (Dcan) e conta com apoio do programa “Bem Comum”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de juiz de Fora (PJF).
A coordenadora de Assistência Social da Apae de Juiz de Fora, Elizabete Novaes, relatou que o projeto “Cãomarada” é ferramenta que promove a interação social dos usuários através das atividades propostas, e, principalmente, o contato com os animais.
A instituição possui três áreas de atuação: saúde, educação e assistência social, com profissionais especializados para atenderem aos usuários, de acordo com suas necessidades. A usuária Júlia Policarpo, 14 anos, contou sobre a sua experiência na Apae: “Estou aqui desde 2015. Aqui temos oficinas, aulas de dança, música e educação física. Amei a vinda dos cãezinhos, pois foi surpresa. Ver os animais me deu muita vontade de adotar um cachorrinho.”
O projeto “Cãomarada” tem como objetivo promover a interação entre as pessoas com os animais. A previsão é de que, a cada dois meses, uma nova instituição receba as atividades desenvolvidas pelo programa. Segundo a gerente do Dcan, Miriam Neder, o evento superou as expectativas e deu oportunidade de crianças e jovens interagirem com os animais, gerando relação benéfica”.