Está em curso na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a fase de levantamento de indicadores de qualidade do sistema de transporte coletivo na cidade. O estudo é feito em parceria com o Programa “QualiÔnibus”, através do qual Juiz de Fora, outros oito municípios e uma região metropolitana buscam soluções sustentáveis para aprimorar a qualidade do serviço.
Estão sendo levantados 18 indicadores de qualidade dos ônibus. Com estes dados, a cidade terá um diagnóstico detalhado da estruturação do transporte coletivo, o que auxiliará na otimização do planejamento e implantação de futuras melhorias no serviço. Serão avaliados itens como a distância média entre os pontos de ônibus, índice de cumprimento das viagens, velocidade comercial, quilometragem média entre falhas, idade média da frota e outros.
Para o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, reunir informações de qualidade sobre o desempenho do serviço é garantir um bom atendimento ao cidadão. “Estamos envolvidos com a melhoria do transporte coletivo. Já realizamos a licitação e conseguimos avanços. Antes de tomarmos decisões, precisamos coletar informações mais aprimoradas e com qualidade, para termos dados mais precisos. Esta ferramenta ajudará a melhorar ainda mais o serviço prestado”.
As etapas seguintes incluem aplicação de pesquisa de satisfação e compartilhamento de experiências entre as cidades participantes. Com isso, será possível uma troca, na qual uma cidade referência em determinado indicador possa compartilhar boas práticas com outras não tão bem avaliadas no mesmo quesito, colaborando para a qualificação dos sistemas de transporte coletivo nas cidades brasileiras.
O PROGRAMA “QUALIÔNIBUS”
Com apoio da FedEx Corporation, o WRI Brasil desenvolveu o Programa “QualiÔnibus”, que tem o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus.
A “Pesquisa de Satisfação” e os “Indicadores de Qualidade” possuem estrutura ao mesmo tempo padronizada, para permitir a avaliação comparativa (benchmarking), e flexível, para que possam ser utilizados por cidades de diferentes portes e necessidades. O “Grupo de Benchmarking” utiliza os “Indicadores de Qualidade” como metodologia para coleta de dados dos sistemas, e a “Pesquisa de Satisfação” é a ferramenta que ajuda as cidades a obterem os dados referentes à satisfação dos usuários.
Fazem parte também as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Recife, Fortaleza, Joinville e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Fonte: Assessoria