O Comitê Organizador da Olimpiadas de Tokio 2020 apresentou nesta quarta-feira, 28, as mascotes escolhidas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos: personagens ao estilo mangá e com “superpoderes”. Pela primeira vez na história os desenhos foram escolhidos por crianças. A dupla de mascotes A, que ainda não recebeu nome, ganhou a votação com grande vantagem, com mais de 100.000 votos em quase 16.700 escolas do Japão. A votação tinha outras duas duplas na disputa. As mascotes vencedoras receberam um total de 109.041 votos, quase o dobro dos 61.423 do segundo lugar, que apresentava um estilo mais tradicional, representando o fogo e o vento, e muito longe da terceira colocada (35.291), composta por uma raposa – kitsune – e o guaxinim – tanuki -, duas criaturas do folclore japonês.
De cor azul para os Jogos Olímpicos e rosa para os Jogos Paralímpicos, os “yuru-kyara” (mascotes em japonês) possuem poderes mágicos que permitem “o deslocamento instantâneo” a qualquer lugar na versão olímpica e falar com o vento e as rochas, além de deslocar objetos com o olhar, na versão paralímpica.
O Japão recebeu mais de dois mil projetos de mascotes para Tóquio 2020 , mas apenas três casais foram escolhidos para a final. Os finalistas foram apresentados para mais de 100 estudantes de uma escola da capital japonesa.
O par vencedor foi criado pelo designer Ryo Taniguchi, 43, da Prefeitura de Fukuoka. De cor azul para os Jogos Olímpicos e rosa para os Jogos Paralímpicos, os “yuru-kyara” (mascotes em japonês) possuem poderes mágicos que permitem “o deslocamento instantâneo” a qualquer lugar na versão olímpica e falar com o vento e as rochas, além de deslocar objetos com o olhar, na versão paralímpica.
A dupla de mascotes ainda não possuem nomes definidos, que devem ser escolhidos por redatores e outros profissionais anunciados em julho ou agosto.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020.