A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, exigiram nesse domingo, 25, de Vladimir Putin que exerça “a máxima pressão” sobre a Síria para conseguir a suspensão imediata dos ataques aéreos e combates nesse país. As informações são da Agência EFE.
De acordo com a chancelaria alemã, além disso Merkel e Macron concordaram quanto a necessidade de cumprir “por completo” a resolução aprovada no sábado, 24, pelo Conselho de Segurança da ONU. Merkel, Macron e Putin mantiveram contato por telefone.
O objetivo da conversa era abordar a situação na Síria e muito especialmente em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco.
Os três líderes elogiaram a resolução da ONU aprovada de forma unânime, destacou a chancelaria em comunicado, no qual ressaltou que o Conselho de Segurança exigiu uma trégua de 30 dias em toda a Síria, de modo a facilitar o fornecimento de ajuda humanitária e as evacuações de feridos e doentes.
Merkel e Macron também indicaram a necessidade de implementar essa resolução de maneira imediata e destacaram que a cessação dos combates é fundamental para conseguir uma solução política para o conflito, de acordo com o processo impulsionado pela ONU.
Fonte: Agência Brasil