O skatista hexacampeão mundial da World Cup Skateboarding Sandro Dias (o Mineirinho) esteve na academia de Skate no Shopping Jardim Norte, na tarde desta quinta-feira, 22.
Na ocasião, além de um contato mais próximo com os fãs, o atleta atendeu em especial os alunos da escola Municipal CAIC Núbia, do Bairro Santa Cruz. Mineirinho também andou na pista de skate do projeto.
O balanço da academia do skate na cidade desde seu inicio no dia 19 de janeiro já é extremamente positivo. Com um mês de academia do Skate, o projeto atendeu a mais de 1300 alunos, entre crianças e adolescentes.
“Na verdade toda a ideia do projeto surgiu em 2016, quando o skate virou um esporte olímpico, isso tudo tira o skate do status de marginalidade para um status de esporte. Minas Gerais estava muito aquém no skate e pensando em mudar esse cenário, nos unimos ao governo de minas através da lei do incentivo ao esporte e criamos a academia do skate, que nada mais é, do que uma pista de skate itinerante que tem circulado pelo estado, para explicar um pouco sobre a cultura do skate,” contou Rafael Diniz, Presidente da associação Natividade idealizadora do Projeto.
O que mais é gratificante é ver que estamos fazendo diferença na vida de muita gente, aqui em JF estamos chegando aos dois mil visitantes na pista, temos parceria com escolas e estamos mostrando o skate em um ambiente escolar também, e tem sido muito gratificante para nós, disse Rafael.
“Fico contente de fazer parte desse projeto como padrinho, porque na minha época não tínhamos projeto, não tínhamos campeonato, nem incentivo, não tinha nada. Andávamos porque a gente gostava, sem mesmo acreditar que um dia pudesse dar certo em nossas vida. Hoje, com todas essas oportunidades, temos que mostrar o esporte, ainda mais com um mundo maluco desse, com tantas coisas ruins que chega com facilidade para as crianças e adolescentes. Temos que tentar mostrar um caminho do bem, que é o caminho do esporte. Na minha modalidade que é o skate eu tento fazer o possível, para pelo menos encaminhar para o esporte, se for para o skate melhor ainda, porque sei que vai dar certo, se você se empenhar, tiver talento. Também se não der certo, será um bom cidadão e isso eu acredito,” comentou Mineirinho.
O hexacampeão mundial também comentou sobre o esporte ser incluído nas Olimpíadas de Tóquio 2020. O skatista de Santo André fez parte do comitê que pleiteava a aprovação do skate como esporte olímpico por quase dez anos. “A gente queria que fosse aprovado a tempo da Rio-2016 pela força do skate no Brasil. Infelizmente, não deu certo, mas a campanha se fortaleceu. Pra mim foi uma felicidade imensa, eu fazia parte do Comitê para as olimpíadas desde 2003. E a nossa ideia era colocar o skate nas olimpíadas. Não conseguimos colocar como competição nas olimpíadas do Rio de Janeiro, mas conseguimos que fosse declarado um esporte olímpico para as próximas de 2020. Então, era uma coisa que a gente vinha esperando há muito tempo e ficamos muito felizes com tudo,” contou.
Sandro diz ainda que, se não houver restrição de idade, ele se esforçará ao máximo para representar o Brasil em 2020, quando terá 45 anos.
As oficinas ocorrem de terça a sábado, de 10h às 20h, e aos domingos, de 14h às 20h, e terão duração de 30 minutos. Cada turma pode ter no máximo 16 alunos, que são divididos em quatro grupos comandados por quatro instrutores. Boa parte destes professores são de Juiz de Fora, sendo que alguns tem formação em Educação Física e outros conhecimento técnico do skate. Além das aulas e palestras, a Academia do Skate ainda organizará uma competição interna por dois dias. Em 3 de março irão competir os alunos que participaram do projeto na categoria mirim e infantil. No segundo dia, 4 de março, haverá espaço para skatistas do município e região disputarem um torneio. Além deles, as categorias iniciante e feminino também terão espaço para competir.