Dezessete pessoas foram presas por suspeita de envolvimento em crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubos à mão armada, durante a Operação Figódikos, realizada pela Polícia Civil (PC) nas cidades de Timóteo e Dionísio (cerca de 348 e 311 quilômetros de JF, respectivamente), na manhã dessa terça-feira, 20. Também foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.
De acordo com informações da PC, a investigação já dura um ano e apura a atuação de um grupo criminoso altamente organizado, que teve início na cidade de Timóteo com posterior atuação nos distritos de Conceição de Minas e Baixa Verde.
Ainda segundo a Polícia Civil, o líder do grupo teria se mudado de Timóteo para Dionísio ao suspeitar que estaria sob vigilância policial. No município, implantou a organização criminosa, dividindo tarefas entre seus componentes, que além dos crimes citados, também estariam ligados aos crimes de ameaça, favorecimento pessoal, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Durante a ação policial foram apreendidas 50 porções de crack, diversas buchas de maconha, aparelhos celulares, duas motocicletas e uma caminhonete.
O nome da operação, que significa “fugitivo” em grego, faz alusão à mudança de cidade pelo líder da organização criminosa. Foram empenhados, ao todo, 55 policiais civis lotados em Ipatinga, João Monlevade, além de policiais militares lotados em João Monlevade e Timóteo.
Da redação/Colaboração Assessoria