A CBF anunciou oficialmente nesta manhã que abriu nesta quarta-feira, 21, o edital para a contratação de uma empresa que vai operar os recursos tecnológicos da arbitragem de vídeo (VAR) que será implementada pela entidade nesta edição da Copa do Brasil, a partir das quartas de final da competição.
As empresas que manifestem interesse e viabilidade técnica para desempenhar e operar o novo artifício terão até o dia 5 de março para apresentarem suas propostas junto a CBF, que irá disponibilizar uma carta convite com todas as especificações que devem ser cumpridas.
Por meio de nota publicada em seu site, a CBF informou que os participantes deste processo terão até o dia 5 de março, às 17 horas, para apresentar as suas propostas. E o organismo que controla o futebol nacional também informou que poderá recorrer à empresa vencedora da concorrência para implementar esta tecnologia em outros campeonatos, conforme já prevê o seu Regulamento Geral das Competições (RGC) de 2018.
Os critérios para a escolha da empresa já foram definidos pela CBF, entre eles, menor valor a ser pago, experiência e capacidade técnica e de recursos humanos das empresas em lidar com projetos audiovisuais, capacidade de investimento nos equipamentos e estrutura necessárias.
“Estamos satisfeitos porque 16 empresas já manifestaram interesse em participar da concorrência, o que permitirá uma ampla análise de propostas técnicas e financeiras do mercado. Iniciaremos agora o processo de avaliação, a fim de fazermos os testes necessários para que o projeto seja implantado com excelência, já que a CBF foi pioneira na apresentação do árbitro de vídeo”, disse o diretor executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo.
Prestes a ser implementado na Copa do Brasil, o VAR (árbitro de vídeo) atua na revisão de quatro situações: gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto indevido e identificação errada do jogador punido.