A última semana pode ter sido muito importante para os rumos que tomará o futsal. Novas regras foram aprovadas pela Fifa, entidade maior do esporte, e o jogo poderá sofrer alterações significativas caso as mesmas sejam homologadas. Como por exemplo, a cobrança de lateral, que até então só pode ser feita com os pés, passaria a ser feita com as mãos, de acordo com a intenção do jogador.
Além desta, mais três propostas de mudança foram aprovadas pelo órgão regente do futebol, em uma reunião realizada durante a disputa da Uefa Euro de Futsal, na Eslovênia. O uso do goleiro-linha também poderá sofrer alterações, já que apenas a equipe perdedora poderá colocá-lo em quadra. Outra regra a ser introduzida, mas que já existiu no futsal, é a da reposição de bola dos goleiros, que não poderiam lançá-la direto ao campo de ataque. A última alteração ocorreria na decisão por pênaltis, em que seriam disputadas séries de cinco cobranças, como no futebol de campo, e não três como atualmente.
Representado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, o Brasil se posicionou contra apenas à regra da cobrança de laterais. Em relação a esta, a Fifa alega que a medida poderá contribuir para o aumento do número de gols em uma partida de futsal.