Federação vai debater inclusão de transexuais no vôlei

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou por meio de nota oficial que irá discutir a participação de atletas transgêneros no vôlei em reunião com a Comissão Médica da organização, que será realizada em Lausanne (Suíça), até o final dessa semana.

No comunicado, a FIVB deixa esclarecido que jogadores transgêneros são aceitos depois de as federações nacionais regularizarem os novos sexos dos atletas, assim como documentos dos próprios jogadores como passaporte, carteira de motorista e certidão de nascimento também serem regularizados.

 O debate foi iniciado após a contratação de Tiffany Abreu, oposta que atua pelo Vôlei Bauru-SP e que tem alcançado alta média de pontos na Superliga Feminina.

Em apenas cinco jogos na Superliga Feminina, desde que estreou pelo Bauru, Tiffany marcou 115 pontos, média superior à de Tandara, do Vôlei Nestlé-SP, que até então era a maior pontuadora do Brasil. Como Tiffany foi autorizada a jogar por seguir o protocolo da Comissão Médica da FIVB, a federação anunciou que debaterá o tema e voltou a afirmar que atleta segue o protocolo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.