A partir do ano que vem, metalúrgicos, administradores e funcionários da Federação das Indústrias (Fiesp) poderão ser os primeiros trabalhadores no Estado autorizados a pedir benefícios previdenciários sem a necessidade de comparecer aos postos da Previdência.
Acordos firmados com o INSS pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região de São Paulo (SindMetal) e pelo Sindicato dos administradores (Saesp) permitiram que os 109 mil associados realizem o processo para a concessão de aposentadorias e outros benefícios diretamente nas sedes dos sindicatos.
O atendimento na sede de sindicados ou empresas ainda deverá ser estendido para dezenas de milhares de profissionais representados por entidade que já assinaram protocolos de intenções para estabelecer acordos de cooperação com o INSS.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febrabran), por exemplo, informou que prevê a integração com o órgão público para que os trabalhadores façam requerimentos previdenciários diretamente no local de trabalho.
INSS treina prestadores de serviço
As instituições que já assinaram acordos para conceder benefícios em suas sedes receberão treinamento a partir de janeiro de 2018. Os profissionais que prestarão o atendimento ao público serão capacitados para receber, copiar, e transferir via internet às imagens dos documentos para o INSS.
As analises e as concessões continuaram sendo realizadas por técnicos do órgão. Esse trabalho faz parte da estratégia do INSS Digital, que pretende aumentar a oferta de serviços sem a necessidade de atender o segurado nas agências da Previdência Social.
Fonte: Da redação