PESSOAS, PROCESSOS, PRODUTOS fazem o seu negócio, então parece lógico que cuidando bem desses 3 Ps sua empresa irá cada vez melhor!
Olá caro leitor, cara leitora, espero que seu negócio esteja indo muito bem! Dando continuidade à nossa coluna, hoje falaremos do trio que faz a base de toda empresa, e se for bem analisado e tratado, os resultados são incríveis!
Vamos a eles, com a certeza de estar ajudando a cada um de vocês a construírem uma empresa melhor, a obter resultados mais satisfatórios ou melhorar a sua vida, pois por trás de um CNPJ há o CPF, ou seja, uma pessoa, que através de pessoas, produzem algo para que outras pessoas comprem.
Começamos pelas PESSOAS exatamente porque uma vez que estão motivadas todo o restante vai bem. E o contrário também é verdadeiro, de nada adianta ter um PRODUTO excelente ou um PROCESSO muito bem modelado se o seus colaboradores não estiverem empenhados em trazer melhores resultados.
Quantas vezes você já pensou em comprar algo, se preparou, foi até a loja e, por incrível que pareça, o vendedor te desestimulou? Muitas vezes percebo pessoas pagando até mais caro por um bom atendimento. Preço não é tudo. Vejo isso a todo o momento: o cliente entra e a PESSOA de vendas simplesmente não faz o seu papel. Isso acontece em todos os setores de quase todas as empresas, independente de tamanho ou localização. Um telefone mal atendido, uma porta mal batida, uma vitrine suja, uma simples reclamação, são coisas corriqueiras e dão a impressão ao cliente de seu negócio estar desorganizado ou que não está sendo bem administrado.
Como melhorar a vida de seus colaboradores enquanto estiverem na empresa? É simples, basta deixar claro o papel de cada um. Quando são avisados de suas funções e suas alçadas de competência, a tendência é que as tarefas sejam melhores entendidas e o resultado disso é um aumento do nível de satisfação pessoal, refletindo na qualidade de seu trabalho. Faça isso usando um Procedimento Operacional Padrão, que é um documento que descreve de forma detalhada o serviço a ser realizado. Não há uma maneira correta, apenas descreva o que se faz e como se faz as tarefas, e perceberá que isso vai ajudar ainda a descobrir ociosidade ou morosidade.
Mostrar a importância de cada um para o resultado final também é uma opção excelente de melhoria no ambiente de serviço. Muitas pessoas gostam de se sentir importantes no processo do qual fazem parte. Use um fluxograma, que mostra o fluxo do seu processo e onde estão os gargalos de sua produção ou venda. Quanto mais fiel este fluxograma for à realidade, mais fácil será o entendimento. Um organograma, mostrando os setores, completa esse quesito, pois mostra quando um setor é responsável por algum serviço, e isso facilita muito a busca por informações internas.
Oferecer o básico (vale-transporte, refeição, plano de saúde) é obrigação, e já pensou o quanto seu funcionário ficaria feliz em, por exemplo, ao ser batida a meta estipulada, ganhar uma viajem com acompanhante ou um vale presente de uma loja que o satisfaça? Uniformes, Equipamento de Proteção Individual (EPI), banco de horas que funcione, sexta-feira de roupas casuais, quarta-feira para um café após o serviço, tudo isso ajuda a manter um bom nível de satisfação.
Lembre-se que quem cuida de seu cliente é seu colaborador, independente da posição que ele ocupa em seu negócio, ou seja, PESSOAS interagem com PESSOAS, pelo menos na grande maioria dos negócios. Aqui pode existir uma grande lacuna em se tratando de inovação ou para onde estão caminhando as profissões, cada vez mais interligadas com as tecnologias, robótica, inteligência artificial, enfim, há um grande debate sobre tema.
Como estamos tratando ainda de uma imensa maioria de empresas e empreendedores, o foco se dá nas pessoas que movem o negócio. Nas pessoas que falam com pessoas, que encantam ao dizer o que nenhuma máquina faz de forma sincera, que é contar histórias, sorrir, dizer que aquilo lhe caiu bem, que o seu serviço ficou bem feito… é para este mercado que escrevo.
Hoje tratamos das PESSOAS. Esse é um tema extenso e rico sobre o qual não há uma última palavra ou percepção. O nosso objetivo foi esclarecê-los a como fazer para conseguir o melhor resultado possível das pessoas que são importantes para seu negócio.
Há sim mudanças de comportamento, cultura, aspirações e valores. E que mudam conforme os anos. Vale a pena se atentar para os perfis que você contrata: com a pessoa certa no lugar certo, todos ganham. Pense nas pessoas que te cercam e os motivos pelos quais você fez as contratações. Dá tempo de mudar se for preciso. E a mudança sempre estará permeando nosso meio. Seu negócio só permanece quando cresce. Pense nisso!
Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.