Com objetivo de promover a sensibilização para direção segura, atualização técnica e desenvolvimento pessoal e social, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), oferecerá a partir desta sexta-feira, 10, curso de capacitação para os servidores municipais com funções de motoristas e operadores de máquinas.
A proposta é alertar que, para dirigir bem, guiar com atenção e prudência, além de conhecer bem o Código de Trânsito Brasileiro, é essencial refletir sobre responsabilidades, deveres, proibições, conduta e comportamento, para um trânsito seguro para todos.
A capacitação revisará os principais pontos da legislação de trânsito, refletindo sobre temas relacionados ao comportamento emocional do condutor, com ênfase na manutenção da postura ética e segura. Serão apresentados conteúdos do “Guia do Condutor”, que será disponibilizado online, divididos entre quatro disciplinas: atualização em legislação de transporte e trânsito; direção defensiva e preventiva; Sistema Informatizado de Controle e Frota de Veículos (DimFrotas); e conduta moral e emocional no trânsito.
O curso tem participação dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG), da Subsecretaria de Desenvolvimento Institucional (SSDI). De acordo com a chefe do DDS, Claudia Stumpf, “ele atende demanda antiga da SARH, no sentido de atualizar informações relativas à conduta dos motoristas. Para isso, pensamos na organização de um material que pudesse facilitar e orientar os condutores da PJF”.
As aulas serão ofertadas, inicialmente, para aproximadamente 200 motoristas de veículos leves, pesados, condutores e operadores de máquina da administração direta, ligados às secretarias de Obras (SO), Saúde (SS) e SARH.
Aula inaugural
O curso terá aula inaugural com o tema “O Condutor Consciente”. A palestra será ministrada pelo gerente do departamento da fiscalização de transporte e trânsito, Paulo Peron Júnior, no prédio da Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72, 3º andar, Bairro Ladeira).
Fonte: Assessoria