Com 20 anos de trajetória, a Casa do Pequeno Jardineiro (CPJ), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), comemorou a data na terça-feira, 7.
A festividade contou com a presença de 45 educandos, que participaram de roda de conversa sobre a história da unidade, com direito a bolo de aniversário e mural com imagens, retratando o período de funcionamento da CPJ, que já atendeu mais de 2.500 adolescentes e passou por diversas mudanças.
A adaptação do Curso Profissionalizante de Jardinagem, em janeiro de 2015, para atividades lúdicas na mesma área, visando o fortalecimento dos vínculos familiares, é um exemplo de mudança. Ao todo, a CPJ já recebeu mais de 270 educandos com faixa etária entre sete e 17 anos. Outra transformação importante é que, até janeiro de 2017, a CPJ atendia somente meninos. Nesse período, as atividades passaram a ser oferecidas para meninas da mesma faixa etária. Até novembro, mais de 40 meninas participam das oficinas.
Para a coordenadora da CPJ, Giulianna Almeida, o momento de recordação entre os educandos estimula o sentimento de pertencimento à unidade: “Eles entendem que aqui é lugar para eles, e que estão aprendendo muitas coisas legais e, mais do que isso, estão fazendo parte de uma linda história”. O educador social da unidade, Wesley Luiz Alves, 31 anos, está na Casa desde o início, quando tinha 11 anos.
Na época, trabalhava com o pai na roça e começou a frequentar a CPJ, quando ainda era ensinado o ofício da jardinagem: “Aprendi diversas técnicas que não conhecia e, por frequentar o equipamento, não ficava nas ruas. Procuro incentivar os meninos do bairro a participarem do serviço, pois vi como foi bom para mim. Devido ao meu histórico positivo como aprendiz, passei a ser educador, primeiro ensinando jardinagem. Hoje trabalho as atividades esportivas com os educandos, além de ser jardineiro na Casa.”
Atualmente, a instituição atende mais de 130 educandos, entre meninos e meninas, nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. Diariamente acontecem oficinas lúdicas e culturais, jardinagem e meio ambiente, recreação e esportes, artesanato, flauta, ginástica olímpica e dança. Os interessados em participar das atividades da Casa podem se inscrever através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região.
O telefone de contato da CPJ é o 3690-7887. O endereço é Av. Juscelino Kubitschek, 1.000, Barreira do Triunfo.
Fonte: Assessoria