Em coletiva de imprensa na tarde dessa terça-feira, 26, Mirian Fortuna, presidente do Tupi, explicou o uso de van feito pelo time para transporte do elenco. Que foi doada pelo governo no valor R$ 90 mil para associação de ex-vereador transportar pacientes do SUS.
O veículo pertence ao Centro de Ação Social Sr. Joaninho, do ex-vereador João do Joaninho, que transportava o elenco do Tupi em diversas ocasiões, para a sede do clube e ao estádio da cidade, na temporada em Juiz de Fora.
Segundo a publicação do jornal “Tribuna de Minas”, veículo que fez a matéria sobre o caso, a van foi doada pela Secretaria de Estado de Saúde, em outubro de 2013, para transportes de pacientes para consultas.
A presidente explicou a parceria e lamentou caso o uso da van tenha impedido algum paciente a utilização do veículo. Em pedido de desculpas publicamente, Mirian Fortuna confirmou que a parceria com o ex-vereador está interrompida.
“Quando chegou no meio do campeonato, não tínhamos mais permuta. O João do Joaninho é sócio do Tupi e falou: “Tenho uma van que faço atendimento e nas horas vagas a van fica disponível”. Foi feita uma parceria que era viável para ele e para nós. Como no estatuto dele prevê atendimento a esporte, cultura e saúde, vimos que não haveria como prejudicar nos horários em que não tinha atendimento ao que era destinado. Fornecíamos o combustível através de uma permuta que temos com posto, ajudávamos na parte do motorista e ficou viável para o clube. Nunca prejudicou esse andamento dele, e quando precisava guardar a van, guardou aqui no Tupi, porque tem porteiro, não tem risco de roubarem a van. Não houve benefício de dinheiro de lado nenhum. Fiquei surpresa, porque quando procuramos alguém para ajudar, ninguém ajuda. E quando alguém ajuda, parece que o Tupi é bandido. Ele mesmo estava em dificuldade para atender às famílias, e colocávamos combustível na van para ele atender. O problema do SUS é do país, não é ele quem vai resolver. Peço desculpas se alguém ficou prejudicado em relação ao Tupi, porque não vamos prejudicar mais,” confirmando a presidente Mirian Fortuna, o fim da parceria com ex-vereador.