Definidos os campeões no futsal dos Jogos Intercolegiais
Oito times, quatro jogos e, em disputa, o título de campeão dos Jogos Intercolegiais, na modalidade futsal. Meninos e meninas de sete instituições de ensino de Juiz de Fora decidiram seus destinos nessa segunda-feira, 25, na quadra do Sport. As primeiras a entrar em quadra foram as garotas do Colégio dos Jesuítas e da Escola Municipal (E.M.) Dom Justino, pela categoria infantil. Em jogo aberto, as meninas do Jesuítas pularam na frente logo no início do jogo e abriram 2 a 0 no primeiro tempo. Na etapa complementar, jogaram com tranquilidade e venceram por 6 a 2. Com esse resultado, a equipe levou o primeiro título da tarde.
Na sequência, pelo infantil masculino, a Escola Estadual (E.E.) Sebastião Patrus de Souza encarou a E.E. Ali Halfeld. Depois de um empate em 1 a 1 na primeira etapa, o equilíbrio desapareceu. O segundo tempo foi todo dos meninos do Ali Halfeld, que fizeram cinco gols e ficaram com o título, depois da goleada por 6 a 1.
Pela categorial juvenil, mais dois jogos decisivos. No feminino, a E.E. Almirante Barroso fez 1 a 0 no Colégio Tiradentes logo no primeiro tempo e administrou o resultado até o fim, garantindo o troféu.
Fechando a temporada de futsal deste ano, no masculino, o tradicional Colégio Metodista Granbery não foi páreo para a E.E. Sebastião Patrus de Souza, que, com o apoio da maioria da arquibancada, impôs 10 a 3 sobre os adversários. Os meninos receberam as medalhas das mãos do secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette.
O supervisor do Departamento de Iniciação Formação e Rendimento Esportivo, Ronaldo Ishimaru, destacou a questão disciplinar: “Durante toda a competição tivemos apenas três expulsões em quadra e nem foram lances violentos. Isso mostra a evolução nesse quesito e que os meninos vieram focados em jogar bola. Outro aspecto importante foi a força das escolas públicas. Das finalistas, apenas duas eram particulares”.
Foram 114 inscrições, batendo recorde de participantes na modalidade. Cerca de mil pessoas passaram pela quadra do Sport, na tarde de jogos, mostrando o grande apelo e a mobilização que o evento proporciona.
Natação encerra Semana Paralímpica em grande estilo
A Semana Paralímpica foi marcado pelas competições de natação, última modalidade a ser disputada na nona edição. O evento foi organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora, com supervisão do Departamento do Lazer e Exercício Físico.
Desde as 9 horas, pôde-se notar movimentação nas águas da piscina do Colégio dos Jesuítas, local que sediou as provas. A natação paralímpica acontece como na olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais, são habilitados a participar.
Nesta edição, 32 alunos de sete instituições participaram das 15 provas, algumas delas divididas em séries. Os destaques ficaram por conta do Programa JF Paralímpico, que venceu em seis provas; do programa JF Esporte e Cidadania e da Escola Professora Núbia Pereira de Magalhães – Caic, que venceram três cada.
Na sequência, houve a entrega de medalhas pela supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo, para todos os alunos e a cerimônia oficial de encerramento. Em homenagem ao Dia Internacional do Atleta Paralímpico e do aniversário da professora Adriana Guarino, todos os presentes cantaram parabéns e celebraram o sucesso do evento.
Realizada para marcar o mês da pessoa com deficiência, a Semana Paralímpica teve recorde de inscrições, com 249 participantes. As atividades ocorreram ao longo da semana, divididas em competições de uma modalidade por dia. Veja também como foram as disputas do futebol paralímpico, polybat, bocha adaptada, goalball, atletismo.