Cerca de 50 crianças participam da “1ª Soltura Integrada de Alevinos no Rio do Peixe”

Neste último domingo, 24, aconteceu a “1ª Soltura Integrada de Alevinos no Rio do Peixe”, que contou com a participação de aproximadamente 50 crianças da rede municipal de ensino. A ação, organizada pela Secretaria de Meio de Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi promovida no restaurante Tropicália, localizado às margens da estrada MG-353, km 119, em Monte Verde. O evento contou também com atividades lúdicas e educativas, pintura facial para crianças, escultura em balões e aferição de pressão arterial.

O secretário de Meio Ambiente, Luis Claúdio Santos Pinto destacou que a 1ª Soltura busca não só a integração com várias instituições, mas também a educação e conscientização ambiental. “Além disso, a iniciativa é muito importante, pois beneficiamos a cadeia deste relevante corpo hídrico.”

O gerente do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da SMA, Wesley Cardoso ressaltou que a escolha dos alevinos se deu com o objetivo de valorizar a espécie, que é predominante no Rio do Peixe, importante afluente do Rio Paraibuna, onde sua nascente aflora em Sul de Minas. “Com esta ação queremos frisar a grande necessidade da preservação.”

Da Votorantin Energia, parceira do evento, Beatriz Minelli Martins falou sobre a importância do trabalho conjunto, que envolveu diversos órgãos ambientais e empresas de Juiz de Fora. “Com a ação conseguimos atingir vários setores em uma atividade só, que foi muito bem organizada.”

De acordo com o sargento Luiz, da Polícia Militar de Meio Ambiente, que ficou responsável pelo transporte dos alevinos, a ação contribui para a melhoria do habitat dos animais nas margens do Rio.

Segundo a vice-diretora da Escola Municipal Dom Justino José de Sant´Anna, Maria das Graças de Souza, a “1ª Soltura Integrada de Alevinos no Rio do Peixe” contribuiu para a formação das crianças. “Fizemos um trabalho com eles de preservação do meio ambiente, pois achavam que viriam para pescar, mas explicamos que iríamos fazer justamente o contrário, iríamos realizar o povoamento do rio. Eles ficaram muito encantados.”

A iniciativa contou com a parceria das secretarias de Agropecuária e Abastecimento (SAA), da Saúde (SS), da Guarda Municipal Ambiental, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe, da Votorantim Energia, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Grupo Bahamas. Além de alunos e professores das Escolas Municipais Padre Caetano e Dom Justino José de Sant´Anna. O prefeito de Belmiro Braga, Afonso Henrique Carvalho Ferreira, também esteve presente no evento.

A “1ª Soltura Integrada de Alevinos no Rio do Peixe” se enquadra no planejamento anual da pasta, que promove políticas públicas de meio ambiente, voltadas à educação ambiental. A espécie escolhida está presente em todas as bacias hidrográficas de Minas Gerais, que é o lambari-do-rabo-amarelo, e possui um dinamismo ecológico ao longo dos ecossistemas. Um projeto foi feito pelo analista ambiental e biólogo da SMA, Leonardo Matiole, e apresentado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão ambiental responsável por conceder a licença para a soltura.


 Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.