Professor da rede estadual de Minas é selecionado para programa de aperfeiçoamento nos Estados Unidos

Após várias etapas de seleção nacional e internacional, em que concorreram candidatos de 25 países, o professor Gasperim Ramalho de Souza, que leciona Língua Inglesa na Escola Estadual Maria Muzzi Guastaferro, localizada em Venda Nova, Belo Horizonte, já pode comemorar, preparar a documentação e arrumar as malas para embarcar rumo aos Estados Unidos.

Ele foi um dos seis brasileiros selecionados para o programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – Ilep 2018). O programa é voltado para professores de Língua Inglesa que atuam nas escolas públicas brasileiras e tem como objetivo o aperfeiçoamento do ensino do idioma.

O resultado final foi divulgado esta semana pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que trouxe ainda os nomes de outros cinco professores brasileiros, representando os estados do Amazonas, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo.

O processo seletivo contou com aprovação de documentos qualificatórios e carta de apresentação, resultado do exame TOEFL e entrevistas orais, em que os candidatos foram avaliados pela Embaixada dos Estados Unidos e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), até chegar aos 12 finalistas brasileiros.

Na fase internacional, o comitê de seleção em Washington revisou o material dos candidatos de todos os países participantes, como o questionário respondido no início do processo seletivo, plano de aula e a documentação enviada.

O professor mineiro comemora a grande oportunidade. “Significa um reconhecimento da minha qualificação e enorme carinho que tenho pelo ensino de inglês na rede pública de ensino. É uma honra fazer parte do grupo de profissionais que receberão uma importante formação como líderes internacionais, que agregarão novas perspectivas culturais, tecnológicas e educacionais às suas escolas de origem”, afirma Gasperim Ramalho.

O educador ainda destaca como pretende aplicar na escola o conhecimento que receberá nos EUA. “É uma instituição aberta às diferentes estratégias didáticas e metodológicas. Então, para os docentes, pretendo aplicar workshops sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino, educação e liderança. Já para os alunos, além da implementação de novas tecnologias para aprimorar o ensino e aprendizagem em inglês, quero criar redes de interação com estudantes estrangeiros, ONGs voltadas para imigrantes, visando práticas linguísticas e interação cultural”.

Os professores selecionados no Ilep 2018 agora iniciam a preparação para a viagem, quando serão orientados sobre o preenchimento de documentação complementar e a entrevista de visto em Brasília, que serão custeados pela embaixada americana.
Em janeiro, os professores viajam para os Estados Unidos e retornam no final de maio de 2018, quando deverão promover seminários/palestras em seus estados para o compartilhar o conhecimento adquirido durante o programa.

ILEP

O Ilep é uma iniciativa internacional do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a embaixada americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que tem o objetivo de oferecer oportunidade para professores de inglês das mais diversas partes do mundo de participarem de curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.

O Programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.