Alimentos integrais apresentam maior quantidade de vitaminas e minerais

Adotar um hábito de vida mais saudável é uma das promessas que muitas pessoas fazem ao redor do mundo. Uma das formas de se fazer isso passa pela alimentação. Logo, uma boa pedida são os alimentos ricos em fibras. A nutricionista Marcela Tardioli destaca que, ao conservarem a totalidade do cereal que não passou pelo processo de refinamento, esses alimentos apresentam maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, que se concentram na casca e no gérmen do grão.

“Temos como exemplos as vitaminas dos complexos B e E, que ajudam nos processos de metabolismo do organismo, contribuem para o bom funcionamento do cérebro, melhoram a saúde da pele e do cabelo e atuam como antioxidante na diminuição de radicais livres, retardando o envelhecimento precoce das células”, explica Marcela, ressaltando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de, aproximadamente, 25 gramas de fibras por dia.

Os produtos fibrosos contêm boas quantidades das chamadas gorduras boas, como ômegas 3 e 6. Elas ajudam na manutenção dos níveis de colesterol no sangue, favorecendo a saúde do coração e podem auxiliar na diminuição de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “O consumo de fibras dentro do recomendado pela OMS também auxilia na manutenção do bom funcionamento do intestino. Os benefícios também são grandes para os diabéticos, pois o consumo desses alimentos, também conhecidos como integrais, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue”, complementa.

 

MITO

Alimentos integrais emagrecem? A quantidade de calorias destes produtos não necessariamente é menor, quando comparados aos refinados.

Os integrais podem auxiliar no controle (manutenção) do peso corporal por promoverem maior saciedade e retardarem a sensação de fome. Mas, isoladamente, não são suficientes para provocar emagrecimento.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.