Mais de 69 mil micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) de Minas Gerais receberão a visita do Sebrae Minas, no próprio estabelecimento, até o final deste ano. Somente na região da Zona da Mata e Vertentes, serão cerca de 11 mil pequenos negócios que receberão orientação gratuita em gestão. Além de Juiz de Fora, as cidades visitadas na região serão: Barbacena, Cataguases, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, São João del-Rei, Ubá e Viçosa. Somente no 1º semestre, mais de cinco mil empresas já foram atendidas pelo programa na região.
A previsão é que sejam atendidos cerca de 12 mil pequenos negócios na região Central do estado, cinco mil no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, seis mil no Centro-oeste e Sudoeste, 2,5 mil no Noroeste, 4,5 mil no Norte, 6,5 mil no Rio do Doce e Vale do Aço, 10,5 mil no Sul e 11 mil no Triângulo.
As MPE e MEI receberão a visita de um representante do Sebrae Minas, que estará devidamente uniformizado e identificado com o crachá da instituição, que vai coletar dados do empreendedor e informações sobre a atuação da empresa nas áreas de finanças, mercado, recursos humanos, inovação e sustentabilidade. Com a indicação dos pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados, o atendente irá apresentar, gratuitamente, as soluções que podem contribuir para resultados mais expressivos.
A novidade deste ano é o diagnóstico personalizado para MEI e outro para MPE. Para MPE, o questionário será sobre gestão da empresa, já para MEI, além da gestão, será verificado o cumprimento das obrigações legais. Além disso, nove atividades (alimentação fora do lar, açougue, varejo de moda, oficina mecânica, salão de beleza, loja de material de construção, farmácia, autopeças e minimercado) terão um diagnóstico complementar sobre processos, estrutura e mercado.
Com base nas respostas dos clientes, serão identificadas as necessidades de cada estabelecimento e indicados ferramentas e materiais complementares, bem como cursos, palestras e outros serviços do Sebrae, que contribuam para a melhoria da gestão dos negócios.
A iniciativa do Sebrae tem o objetivo de ajudar na organização e no fortalecimento do empreendedorismo mineiro, aumentando a proximidade com as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais.
Fonte: Assessoria