Se você deparar-se com um copo de água, quase cheio, certamente concluirá que faltam poucas gotas para ele transbordar. Aí você afirmaria, com toda convicção, que a gota que transborda é a última. Realmente, do ponto de vista simplesmente material, talvez a resposta seja verdadeira.
Muitos poderiam, assim, pretender transpor também para a vida a mesma lição: a gota que transborda é a última. Ou seja, não importa qual seja o seu problema, existe sempre a possibilidade de impedir que a última gota transborde. A vida, no entanto, não é assim.
Quando, na vida, alguém já está cheio de alguma coisa que o incomoda, quando alguém está sem esperança ou em estado de desespero, ou no cume de seu estresse, basta uma gota para produzir indesejáveis conseqüências. Uma palavra a mais fez alguém desistir de um projeto; mais uma derrota fez alguém desistir de um ideal. E a culpa geralmente é atribuída àquele fato último que, mais de perto, provocou a conseqüência que se dizia inesperada. Mas a realidade da vida não é assim. A gota que transborda não é a última, mas a primeira.
Muitos perguntariam: “Como, se na primeira estamos apenas iniciando a tarefa de encher o copo?”. Quando você inicia um projeto que sabe que tem tudo para não dar certo, já está dando o primeiro passo para o insucesso. Já está começando a transbordar o copo, é só uma questão de tempo. Daí, seguem-se condutas repetitivas. E o copo vai enchendo até que um dia você explode: o copo transbordou.
É muito difícil reagir quando as coisas já se tornam mais difíceis e irreversíveis. Assim, avalie sempre o primeiro passo que você vai dar. Lembre-se que, daí, podem seguir passos automáticos e levá-lo a um ponto em que será difícil reverter a situação. Se você sente que está começando a perder o auto controle, a motivação, o entusiasmo pela vida, comece a reagir desde já! Comece a cuidar de seu corpo quando não existem ainda problemas de saúde; comece a planejar sua vida quando ainda não ocorreram os obstáculos. Ao dar o primeiro passo, lembre-se que ele, no futuro, pode servir para transbordar as águas de seu copo.