Seis iniciativas são contempladas no 12º Prêmio “Amigo do Patrimônio”

O “Prêmio Amigo do Patrimônio” foi instituído pela Lei Nº 11.111, de 25 de abril de 2006, e é gerenciado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Realizada todos os anos, a premiação é feita a partir de indicações de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que tenham desenvolvido iniciativas ou atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural da cidade.

Na edição deste ano, seis iniciativas foram reconhecidas como ações que valorizam o patrimônio de Juiz de Fora e serão homenageadas nessa quinta-feira, 17, às 14h30, no Anfiteatro João Carriço, localizado na sede da Funalfa (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro).
Ao todo, 18 propostas foram inscritas. As mesmas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pelo superintendente da Funalfa e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), Rômulo Veiga; pelo vice-presidente do Conselho, Wilson Cid; e pelos historiadores da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Funalfa, Fabrício Fernandes e Carine Muguet. A avaliação levou em conta a originalidade das ações e a abrangência e importância das propostas.

Segundo informações do historiador do Dipac, Fabrício Fernandes, o objetivo do projeto é incentivar ações de preservação do patrimônio do município. “Ele [projeto] colabora na divulgação desse mérito. É um prêmio que conferimos anualmente visando divulgar as ações”, afirma Fernandes. O historiador informou que a premiação é simbólica, feita por meio da entrega de uma placa aos premiados.

Os contemplados foram Suzana Markus, com o projeto “Carabina Cultural”, iniciativa de promoção da cultura e do patrimônio cultural na comunidade de Sarandira; o Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa), pelos projetos de gestão de acervos, desenvolvidos entre os alunos da UFJF, iniciativas que destacam o patrimônio juiz-forano e contribuem para a valorização da memória e para a formação de profissionais; o Projeto de Visitas Guiadas do Cine-Theatro Central, por incentivar o conhecimento sobre o bem tombado; Mônica Cristina Henriques Leite Olender, em reconhecimento aos projetos de restauro, referência para outros projetos de imóveis tombados, além de sua militância em prol da preservação do patrimônio cultural; a Loja Riachuelo, por manter as características da fachada do imóvel localizado na Rua Halfeld, 580 (que não é protegido por tombamento), seguindo as diretrizes do decreto que rege a publicidade em imóveis protegidos; e a fanpage “Patrimônio Cultural: Além da Pedra e Cal”, por ser uma importante ferramenta de divulgação e ações de salvaguarda do patrimônio cultural local, levando conteúdo sobre o tema através das redes sociais.

A arquiteta e uma das administradoras da página contemplada, Mariana Rossin, informou que a iniciativa surgiu em 2013, época em que os administradores eram estagiários do Dipac. “Criamos a página para divulgar o patrimônio municipal e com o tempo colaboradores foram aderindo à proposta. Hoje fazemos divulgação de eventos na área de patrimônio, como congressos e cursos, e também fazemos denúncias de descaso com o patrimônio”, conta Mariana.

Ela comemorou o prêmio e disse que ele é muito importante para o projeto. “Criamos a página e nunca imaginamos que ela chegaria ao alcance que estamos tendo e nem que receberíamos esse prêmio”, afirma. As pessoas que quiserem contribuir com o projeto podem acessar a página no Facebook (alemdapedraecal) e, caso queiram fazer alguma divulgação, podem enviar através da mesma, para ser feita gratuitamente.

Outro contemplado foi o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), arquiteto, historiador e coordenador do Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa), Marcos Olender. Segundo ele, o Laboratório desenvolve, há vários anos, projetos de extensão e pesquisa na área do patrimônio cultural, como os projetos Memória Ferroviária, História da UFJF, além de pesquisa da cultura da migração italiana na cidade. “São vários projetos que ajudam na preservação do patrimônio da cidade e região”, afirma Olender, ressaltando que o prêmio é fruto do reconhecimento do trabalho que o grupo vem desenvolvendo, visando e auxiliando na preservação do patrimônio cultural. Quem se interessar pelo projeto e quiser ficar por dentro das pesquisas e eventos realizados, pode acessar a página do Lapa no Facebook (lapa.patrimoniosculturais) e o site da iniciativa (www.ufjf.br/lapa).

 

Semana do Patrimônio e da Fotografia

Também na quinta-feira, 17, a Guarda Municipal realizará, no Parque Halfeld, o evento “Semana do Patrimônio e da Fotografia”, que pretende mostrar ao público fotos dos principais patrimônios da cidade. Além disso, durante o evento, será apresentado à população o projeto “Estação da Leitura”, da Guarda Municipal Ambiental, e divulgado o material sobre a conservação do Parque Halfeld. O evento segue até sexta-feira, 18.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.