A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Juiz de Fora está sendo vítima de estelionato. A entidade tomou ciência do crime por meio de pessoas que foram abordadas e entraram em contato com a entidade para checar a procedência do pedido de doação.
O golpe é aplicado por telefone, no qual o criminoso, alegando ser representante da Apae JF, solicita que uma doação no valor de R$100 seja feita através de depósito bancário.
Por meio de nota em sua página no Facebook, a Associação esclareceu que as doações sempre deverão ser realizadas somente em sua sede. “Os nossos pedidos de doações sempre são acompanhados de um ofício original expedido pela Apae. No momento, não estamos trabalhando com telemarketing”, esclarece a nota.
“Os donativos são solicitados apenas às empresas. Além do ofício, também costumamos utilizar o e-mail como ferramenta para isso. Não realizamos abordagens residenciais. Porém, quem quiser e puder nos ajudar de alguma forma será muito bem vindo”, complementa Ruth Aparecida Badaró Santos, supervisora da Associação.
Umas das formas de ajudar é participando dos eventos promovidos pela Associação. No dia 23 setembro, em horário ainda não definido, acontecerá a festa da Primavera, com o objetivo de angariar fundos para manutenção das atividades assistenciais do espaço. “Nesse dia iremos oferecer uma feijoada. Então, receberemos contribuições dos ingredientes necessários para o preparo do alimento. O valor dos convites ainda não foi definido”, diz Ruth.
DEMANDAS MAIS URGENTES
Atualmente, a Apae está em falta de materiais de escritório, como folha de papel ofício, grampeador e clips. Na parte de material de limpeza e assepsia, a demanda é por papel toalha para os banheiros, álcool em gel, sabonete, desinfetante, sabão em barra, luvas para realização de procedimentos médicos (tamanhos P, M e G), vassoura, rodo, pano de chão e saco de lixo. Em relação à alimentação, os itens que mais têm faltado são leite, açúcar, café e carne.
As doações podem ser entregues na sede da Apae, localizada na rua Custódio Tristão, n° 2, bairro Santa Terezinha. Outra opção é a realização de depósito na conta bancária da Associação na Caixa Econômica Federal (Agência: 2419. Conta: 500022-8. Operação: 003). Telefone para contato: (32) 3224-3065.