Deus, Como Razão Que Rege O Universo

Certa vez, o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Doshi-sha, prof. Sumikazu Kinoshita, escreveu um artigo intitulado “Os Intelectuais e a Religião”, no qual explicava por que existem tantos ateus no mundo atual. Diz ele: “Podemos constatar que o que constitui a base do pensamento moderno é um determinado conceito sobre o homem. Após a Renascença, o conceito do homem passou por diversas transformações, tendo surgido muitas concepções divergentes; mas sempre esteve presente um pensamento que constituía a ‘corrente central’: o de que o Universo é regido por uma força chamada Razão; que essa mesma força rege também o homem; e que o homem, vivendo segundo a Razão, poderá alcançar a Verdade, viver a vida verdadeira e progredir infinitamente. O ‘Deus invisível’ deixou de ser a base de todas as ideias, e a Razão passou a ser a base da Verdade. Com o avanço da ciência na era moderna, esse pensamento evoluiu para a convicção de que não há coisa alguma que o homem possa realizar ou conhecer sem ser através da razão cerebral. E muitos passaram a pensar que tudo aquilo que não pode ser comprovado cientificamente não é Verdade. É natural que esse modo de pensar leve-os a rejeitar, como mera superstição, a fé em Deus, cuja existência não pode ser compreendida através da Razão, nem pode ser comprovada cientificamente… “
Segundo a doutrina da Seicho-No-le, Deus é exatamente a Razão que rege o Universo e o homem, de que fala o prof. Sumikazu Kinoshita. Ele fala do pensamento de que “o Universo é regido por uma força chamada Razão; essa mesma força rege também o homem; e o homem, vivendo segundo a Razão, poderá alcançar a Verdade e viver a vida verdadeira”. Não compreendo por que ele, depois de citar esse pensamento, comenta:
“O ‘Deus invisível’ deixou de ser a base de todas as ideias, e a Razão passou a ser a base da Verdade”. Na verdade, Deus é precisamente essa Razão que rege o Universo. Portanto, a Razão é Deus invisível, A Razão não é visível aos nossos olhos, mas ela rege o Universo e também está presente no ser humano. E este, por meio da Razão (Deus), que existe em seu interior, consegue compreender a Razão (Deus) que rege o Universo, e também colaborar com a obra divina da criação. E isso é lógico e científico. Referindo-se ao fato de a Razão do Universo estar presente no ser humano e constituir a razão do homem, diz-se que o homem é filho de Deus ou “aquele que manifesta a Verdade”. Jesus Cristo chamou a si próprio de “Filho de Deus” e também disse: “Eu sou a Verdade, o Caminho”. Isto significa que “Filho de Deus” é aquele que revela a Verdade, e significa também que a Verdade que rege o Universo está presente dentro do próprio homem.
A Seicho-No-Te, que assim ensina, é a religião coerente com o pensamento moderno, que também consegue vivificar, no mundo atual, as velhas religiões.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.