Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre prevenção das hepatites

Nesta sexta-feira, 28, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aproveita a data para alertar a população sobre as medidas necessárias para prevenir a doença. As hepatites virais agudas e crônicas são agravos sérios que, em razão do seu caráter evolutivo silencioso, tem alto potencial de mortalidade.

A coordenadora estadual de imunização da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, explica que a vacinação é a principal forma de evitar algumas formas da doença. O SUS disponibiliza vacinas contra a hepatite A e B. Porém, não há vacina contra a hepatite C.

A vacina contra a Hepatite A está disponível para as crianças de 15 meses até as menores de 5 anos, em uma dose única. Já a vacina contra a Hepatite B está disponível para toda a população. Os recém-nascidos devem receber a primeira dose da vacina contra Hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida.

No esquema vacinal do SUS, a Hepatite B deve ser reforçada. A continuidade do esquema vacinal será com a vacina Pentavalente (que protege contra Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae B) e, nesta situação, o esquema corresponderá a quatro doses, para as crianças que iniciam o esquema vacinal antes de um mês de idade até as menores de cinco anos.

“Para indivíduos a partir dos cinco anos sem comprovação vacinal, administra-se três doses da vacina Hepatite B, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose”, esclarece Eva Lídia.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.