Segundo informações dos membros do Conselho Local de Saúde do bairro Santa Efigênia, o Posto de Saúde, localizado na Rua José Ferreira, não esta comportado mais as demandas dos pacientes. “O atendimento é bom, nós somos muito bem atendidos e os trabalhadores do local são atenciosos, mas o espaço está pequeno e precisamos de um local maior para o posto”, afirma um dos membros do conselho, que não quis se identificar.
O conselheiro informou, ainda, que o terreno para a construção do novo posto está disponível e fica na esquina da Rua Eitor Inácio com a Rua José Joaquim de Oliveira. De acordo com ele, recentemente, a Secretaria de Saúde mostrou para o Conselho o projeto arquitetônico do novo posto. “Tem o local e o projeto, só está faltando a verba para construir. A Prefeitura informou que não tem dinheiro no tesouro municipal. Estamos tentando conseguir a verba com deputados estaduais e federais”, contou.
Segundo o conselheiro, o terreno já foi medido, para que a verba seja liberada e a obra iniciada, mas as medidas foram reprovadas. “Não tem outro terreno, precisamos de um novo posto e ele terá que ser construído nesse! Tem que ter alguma solução”, reivindicou o conselheiro.
O morador reclama que o terreno está sendo usada atualmente, como garagem de caminhões e depósito de entulhos.
A Secretaria de Saúde respondeu, por meio de nota, que tem plano para a construção de uma unidade para três equipes do Programa de Saúde da Família no Bairro Santa Efigênia, para substituir o atual local. A construção aconteceria em terreno da Prefeitura, na Rua Eitor Ignácio. O projeto arquitetônico está pronto, contudo o terreno foi reprovado pelo Governo Estadual por não apresentar metragem mínima para uma Unidade Básica de Saúde, tipo 3, padrão. Com isto, a Prefeitura aguarda janela de captação de recursos junto ao Governo Federal.