A Corrida da Fogueira, uma das provas de rua mais tradicionais do Brasil, tem início marcado para 19h15 do próximo sábado, 22. O evento, que chega a sua 70ª edição, terá saída e chegada na Praça do Bom Pastor. O percurso da prova será de sete quilômetros, com atletas das categorias feminina, masculina e pessoas com deficiência, de várias faixas etárias. Neste ano, o evento reunirá cerca de 2.200 corredores, que passarão pelas Avenidas Dr. José Procópio Teixeira e Rio Branco.
Segundo a Vidativa Consultoria Esportiva, uma das empresas parceiras do evento, está sendo preparada para a corrida noturna uma largada diferenciada, com música e telões. Dentro do percurso, outras surpresas aguardam os atletas, uma delas no Mergulhão. Os participantes também ganharão um kit especial, que será entregue ao fim da prova.
A estudante de Educação Física Amanda Aparecida de Oliveira, 20, foi a vencedora das duas últimas edições da Corrida da Fogueira e é campeã do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora.
Assim como ela, outros participantes ostentam expressivas marcas na prova. O atleta Flávio Carvalho Stumps, 30 anos, já ficou em quinto, segundo e terceiro lugares nas edições de 2013, 2014 e 2015, respectivamente. “Eu tenho treinado bem, mas estou visando a XXI Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que acontecerá no dia 20 de agosto. Além de ser uma oportunidade de treinamento, essa corrida é tradicional na cidade e quero tentar alcançar uma boa marca novamente”, conta o atleta, que, em 2014, ficou em sétimo lugar na classificação geral da “Volta Internacional da Pampulha” e em quinto na corrida “Eu atleta”, da Rede Globo.
A professora universitária Neuza de Oliveira Marsicano, 68 anos, que já participou do revezamento da Tocha Olímpica em JF, é uma participante ainda mais assídua da Corrida da Fogueira. “Eu comecei a correr em 2005. Sinto-me honrada por participar de um evento com 70 anos de história e está no coração da nossa cidade. A expectativa, mais uma vez, é grande. Fico emocionada de ter a oportunidade de participar. A Corrida trouxe, ao longo dos anos, um ganho considerável para o esporte na nossa região”, conta.