Marcando presença no calendário anual de eventos da Região da Zona da Mata mineira, começa, nesta sexta-feira, 21, em Cataguases, o 5º Festival Ver e Fazer Filmes – Edição Inverno 2017, reunindo agentes culturais, educadores, realizadores, produtores e gestores de instituições, universidades, empresas e órgãos governamentais.
O festival terá intensa programação, com mostras audiovisuais, workshops, oficinas e espetáculos culturais, onde se destaca, na abertura, a homenagem ao cineasta Helvécio Ratton, com uma mostra especial de seus filmes. Outros momentos marcam o evento como: o “Cine Escola”, com exibição de filmes infanto-juvenis, que serão julgados por um júri de 500 estudantes, composto por crianças e jovens da região; e a realização da “Mostra Energisa”, com filmes produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e em outras regiões do país. No encerramento, será realizada a primeira exibição e premiação dos curtas produzidos por talentos locais no âmbito do 2º Edital Usina Criativa de Cinema.
“Este Festival tem características singulares, que possibilitam a formação de público para o cinema nacional, ao mesmo tempo em que promove novos talentos da nossa região, muitos deles com seus primeiros filmes. Por um lado, é um momento especial onde podemos mostrar todo o nosso investimento feito nos filmes nacionais que estamos atraindo para serem realizados em nossas cidades. Por outro, é uma grande alegria ver que o Festival já promoveu desde sua primeira edição, um total de 23 filmes de curtas metragens, promovendo jovens cineastas e produtores da nossa região”, destaca Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
Colaboração: Marcelo Lopes