A Guarda Municipal de Juiz de Fora (GMJF) vem mantendo o trabalho de ronda motorizada por toda a cidade. Entre os dias 18 e 19 de julho, mais de 30 locais diferentes foram vistoriados. O objetivo do trabalho é oferecer atuação preventiva, através da presença de agentes de segurança pública, nos locais que abrigam serviços da Prefeitura. Em caso de suspeita, a Guarda realiza abordagens e, em se constatando flagrante, faz condução à delegacia.
A equipe realiza passagens em horários alternados em locais como as Praças do São Mateus, Bom Pastor, Antônio Carlos, da Estação, Menelick de Carvalho, Melquita, Riachuelo e República, bem como em unidades dos serviços de saúde, como a Regional Leste, o Hospital de Pronto Socorro (HPS), Pronto Atendimento Infantil (PAI), Zoonoses e Secretaria de Saúde. No período noturno, áreas como o Parque da Lajinha, Morro do Cristo, pátio da Prefeitura, Área Azul no Alto dos Passos e Hospital Regional também são cobertas pelo trabalho.
Os guardas desembarcam nos locais visitados, mantêm contato com funcionários, fazem varredura ostensiva, observando eventuais sinais de anormalidade nos espaços atendidos e ali se colocam de forma preventiva até a saída para outro posto. Na Área Azul do Alto dos Passos, por exemplo, o trabalho tem o papel de coibir a ação de “flanelinhas”, demandando permanência da equipe da ronda por períodos longos nas ruas do bairro.
Essa modalidade de atuação possui a vantagem de otimizar a cobertura da Guarda Municipal. A mesma equipe abrange diversos postos durante o seu turno de serviço. “Graças à dinâmica das rondas motorizadas, com sua agilidade e vascularização, é que a Guarda Municipal tem conseguido fazer um trabalho de resposta às crescentes demandas por empenho de equipes”, afirma o comandante interino da Guarda Municipal, Ricardo Loures.
Atualmente, a GM conta com 60 integrantes no efetivo operacional, divididos em quatro turnos. São 15 postos fixos, onde há escala de guardas, em turnos de seis horas, somados aos atendimentos extras, como apoio a eventos, jogos no Estádio Municipal e operações junto a outros setores da Prefeitura e do sistema de defesa social.
Fonte: Assessoria