O Que Constitui A Base Do Êxito

A Editora Kadokawa publicou, após a Segunda Guerra Mundial, a Coleção Completa da Literatura da Era Showa, que, segundo comentários, rendeu-lhe em apenas um ano cerca de cem milhões de ienes, e em pouco tempo tornou-se a principal editora do país. Seu proprietário, sr. Gengi Kadokawa, é uma pessoa ainda jovem, formado pela Universidade Kokugaku-In. Sua carreira de editor começou da seguinte maneira:
Pouco depois do fim da guerra, no verão de 1948, quando praticamente não havia publicações de livros no país, ele foi visitar o escritor Jiro Abe, em Sendai. O sr. Kadokawa sempre foi um idealista, que acreditava no valor do caráter humano; e o ensaio de Jiro Abe, intitulado Do Valor do Caráter Humano, que ele lera na adolescência, havia-lhe deixado uma profunda impressão. Corno trabalho inaugural de sua editora, ele queria publicar esse ensaio sério, de cunho moralista, e assim colaborar para indicar um rumo correto à conturbada mente das pessoas, naquela difícil época de pós-guerra. Foi com o intuito de obter a autorização para a publicação dessa obra que o sr. Kadokawa procurou o escritor Jiro Abe. Para o sr. Abe, o editor era um desconhecido, mas, comovido com o ardor e a sinceridade do jovem, deu-lhe autorização para publicar sua obra. Esse foi o primeiro passo para o êxito do sr. Kadokawa como editor. A determinação e a coragem de avançar sempre em direção ao seu ideal foram os elementos básicos do seu posterior êxito profissional.
Outra virtude do sr. Kadokawa é o seu espírito de gratidão. Algum tempo depois de ele ter visitado o sr. Abe, em Sendal, aquela região foi assolada por tempestades e inundações. Tão logo teve conhecimento disso o SI. Kadokawa foi visitar o sr. Abe, levando-lhe urna mochila cheia de mantimentos. Podemos dizer que todo o posterior êxito da Editora Kadokawa teve sua origem no espírito de gratidão do seu proprietário. Vejamos porquê: Cerca de um ano após o início do empreendimento, a Editora Kadokawa teve de enfrentar sua pior crise administrativa: o índice de vendas caiu drasticamente, não havia recursos para saldar as dívidas de aproximadamente 40 milhões de ienes, e encontrava-se à beira da falência. O sr. Kadokawa chegou a distribuir pessoalmente os folhetos publicitários da sua editora, postando-se diante da estação de Yuraku-cho, juntamente com sua esposa, na tentativa de salvar a empresa – o que prova, mais uma vez, o seu infatigável, firme e persistente espírito de luta. Mas o que contribuiu definitivamente para salvar a editora do sr. Kadokawa foi a publicação do livro O Diário de Santaro, do escritor Jiro Abe. Essa obra já havia sido editada anteriormente pela Editora Iwanami, mas o autor, que ficara muito comovido com o espírito de gratidão daquele jovem que lhe trouxera mantimentos por ocasião da enchente na região nordeste do Japão, escreveu uma carta à Editora lwanami e obteve seu consentimento para ceder à Editora Kadokawa o direito de publicação da citada obra. E aconteceu que O Diário de Santaro, lançado peja Editora Kadokawa, vendeu muito. As impressoras trabalhavam sem parar, mas, mesmo assim, era difícil atender a todos os pedidos. O sucesso desse lançamento foi o fator decísivo para a recuperação da Editora Kadokawa. Se o sr. Abe não lhe tivesse concedido autorização para a publicação de O Diário de Santaro, hoje não existiria a Editora Kadokawa. O sr. Abe resolvera colaborar com a Editora Kadokawa porque valorizou muito o espirito de gratidão que o seu jovem proprietário demonstrara ao levar-lhe mantimentos até Sendai, por ocasião da enchente.
Mais tarde, o Sr. Kadokawa fundou em Sendai o Instituto Cultural Prof. Abe, rendendo uma vez mais seu preito de gratidão ao sr. Jiro Abe.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.