Mesmo com a maioria das pessoas possuindo um aparelho de celular, os telefones públicos da cidade, os populares orelhões, ainda são muito usados pela população. Os orelhões estão instalados em via pública e, por esse motivo, sofrem, diariamente, danos por vandalismo.
Segundo informações da Oi, empresa responsável pela manutenção dos orelhões, Juiz de Fora possui atualmente 2.134 telefones de uso público instalados. A empresa informou que, nos seis primeiros meses de 2017, foram danificados, por atos de vandalismo, em média, 18% dos 76 mil orelhões instalados em Minas Gerais.
Os principais problemas decorrentes do vandalismo são na leitora de cartões, nos monofones e no teclado, além das pichações e da colagem indevida de propagandas. Em alguns casos, as equipes da empresa consertam os aparelhos e eles são danificados no mesmo dia.
A Oi mantém um programa permanente de manutenção dos orelhões e também atende à solicitações de reparo, enviadas à companhia pelo canal de atendimento 10331, por consumidores e entidades públicas.
Para realizar a manutenção dos aparelhos em todo o país, a empresa afirma investir, anualmente, cerca de R$300 milhões.
A pedagoga Barbara Alvim não tem o costume de usar o orelhão. “Uso quando estou na rua e o celular acaba a bateria e preciso falar com alguém”, conta Barbara, que avaliou positivamente as condições dos telefones que já usou, afirmando estarem bem conservados e em bom estado de funcionando.
Já a assistente social Sandreany Campos, relata que costuma usar o orelhão para fazer ligações para números fixos. “Tenho celular, mas, quando estou na rua, ligo para números fixos do orelhão, pois a ligação é gratuita”, conta. Sandreany afirmou encontrar poucos telefones funcionando em Juiz de Fora, porém, nos que funcionam, ela diz não encontrar nenhum problema de funcionamento.
REMANEJAMENTO DE ORELHÕES
A Oi esclarece que atende às disposições constantes no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), Decreto Presidencial n° 7512, de 30 de junho de 2011.
A empresa investe constantemente em estudos de sua planta telefônica e, se for verificada ociosidade de alguns telefones públicos, eles podem ser transferidos para áreas de maior demanda, sempre respeitando a regulamentação da Anatel.
COMO FUNCIONAM OS ORELHÕES ATUALMENTE
É necessário o uso do cartão indutivo para ligações de um orelhão da Oi, para qualquer telefone móvel ou para um telefone fixo de outra operadora. Esse cartão pode ser adquirido em bancas de jornal, farmácias e padarias. As ligações locais e de longa distância para telefone fixo, utilizando o código de seleção de prestadora, o 031, são gratuitas.