Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, zona Oeste, estão incomodados com a falta de capina em uma calçada da Rua Maria Teixeira Lopes, entre os números 48 e 83. Conforme o relato de uma leitora que não quis se identificar, em frente à casa de outra moradora, existem plantas com espinhos por todo o passeio, impedindo a circulação no local.
“Essas plantas estão na calçada e em volta da residência. Elas obstruem a nossa passagem, forçando o deslocamento para dentro da via pública. Inclusive, quando vem algum carro, praticamente não tem como subir no passeio”, explicou a reclamante.
Ainda segundo a moradora, a capina da calçada já foi solicitada junto à Prefeitura por diversas vezes. “Sempre que a Prefeitura vem capinar o local, a residente e dona das plantas, impede a ação dos servidores. Está ficando muito perigoso. Além de não sabermos a espécie da vegetação, se é venenosa ou não, estamos com a nossa integridade em risco, sobretudo, por ter que caminhar no trânsito dos veículos”, acrescentou.
NOTA DA PJF
Em nota, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que, de acordo com o Artigo n°. 29 do Código de Posturas no Município, os proprietários ou possuidores de imóveis, edificados ou não, servidos por vias públicas pavimentadas e dotadas de guias ou sarjetas, são obrigados a construir e conservar os respectivos passeios, mantendo-os em perfeito estado de conservação em toda a extensão de testada, respeitando-se as características originais do solo em caso de declive e normas das legislações específicas. Além disso, o Artigo n°. 63 diz que é proibido dificultar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos, exceto nos casos autorizados previamente.
A SAU também comunicou que esta situação pode ser repassada aos órgãos de fiscalização por telefone, conforme a localidade do problema. São eles:
Centro I: 3690-8377
Centro II: 3690-8379
Sul: 3690-8304
Sudeste: 3690-7709
Leste: 2104-8402
Oeste: 3690-8288
Norte: 3690-7929
Nordeste: 3690-7883