O queijo canastra, a goiabada cascão, a cachaça, a cerveja artesanal e os conhecimentos na área da ciência e tecnologia e a moda mineira são as meninas dos olhos do Governo de Minas Gerais em destaque no IV Encontro Ourém-Minas Gerais, que começou nessa quarta-feira, 21, e se estende até o próximo sábado, 24, em Ourém, Portugal.
Fortalecer a amizade e criar laços econômicos. Este é o objetivo da missão do Governo na cidade portuguesa, em uma ação internacional que traduz a marca da atual gestão, de estabelecer um diálogo com representantes de entidades e instituições pelo mundo para “internacionalização do estado de Minas Gerais”, como aponta a secretária adjunta da Casa Civil e chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Mariah Brochado. Ela desembarcou nessa quarta-feira, chefiando a equipe especializada, em Portugal.
“O encontro em Portugal promove e divulga características e empreendimentos do estado reconhecidos na América Latina e possibilita o contato com fóruns regionais e do mundo. Essa relação é de extrema importância para a troca de conhecimento e tem como pano de fundo o contexto histórico que abrange a gastronomia, moda, ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou Mariah.
O Encontro, neste ano, abre para a participação também na Feira & Fórum Internacional de Negócios (FIN), favorecendo o estreitamento das relações do comércio internacional entre China e Países de Língua Portuguesa e Espanhola, realizado nessa quarta e quinta-feira, 22, em Porto.
Com diversos diálogos e ações de parceria, a programação extensa de fóruns, debates e intercâmbio buscam a promoção de investimentos em Minas Gerais, tendo como porta de entrada os países de Língua Portuguesa e Espanhola e China.
A FIN deve reunir cerca de 800 empresários, empreendedores, universitários e mais de 2.500 visitantes a cada dia, promovendo um espaço para criar novas oportunidades comerciais para Minas Gerais junto ao mercado europeu, com a presença de empresas mineiras e representantes do Governo de Minas Gerais.
Em Ourém, durante o IV Encontro, realizado na Praça da Câmara Municipal, o estande da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terá a equipe especializada para realizar as ações de diálogo e aproximação com as empresas portuguesas.
Dentre as possibilidades de cooperação, na área da gastronomia um dos destaques é a participação do Mercado Central de Belo Horizonte, que há mais de oito décadas se tornou pólo turístico e gastronômico do estado unindo tradição e contemporaneidade. O Mercado Central também vai expor produtos como a cachaça mineira, queijos e outros que são encontrados no mercado regional.
Outra meta, estabelecida pelo Governo, é trabalhar para viabilizar o selo de certificação para produtos brasileiros entrarem e circularem na Europa. O sistema de certificação é complexo e a sua viabilização poderá trazer inúmeros benefícios econômicos no comercio internacional.
Fonte: Agência Minas