O Caminho Que Conduz A Sabedoria

O Caminho Que Conduz A Sabedoria
A Verdade e praticá-Ia no dia a dia é a base para se reformar e melhorar o destino. Reformar o estilo de vida significa viver corretamente, pensar corretamente, melhorar a saúde e ter satisfação em viver. Conhecer é muito importante, porque toda infelicidade nasce da ignorância.
Aquele que abandonou a ignorância e conheceu a Verdade torna-se o “iluminado”, o Buda. Jesus Cristo ensinou:
“A Verdade vos libertará”. O budismo, como o cristianismo, tem pregado a grande importância de se conhecer a Verdade. O que significa “conhecer”? E uma questão puramente mental. A nossa mente deve conhecer a sabedoria (também de natureza mental) que dirige os destinos do Universo. Por serem ambas de natureza mental, as duas entidades se entendem perfeitamente.

As leis da ciência são manifestações da sabedoria do Universo
Todos os cientistas e filósofos confirmam a existência de leis e ordem no Universo. A ordem é um produto da sabedoria. Entre as pessoas de pouca sabedoria, como os selvagens e os bebês, não existe ordem no dia a dia. Nós conseguimos detectar as leis do Universo porque a sabedoria deste é sintonizada pela nossa.
As moléculas, mesmo sendo microscópicas, determinam a boa combinação ou o repúdio entre os elementos formados por elas; isto indica que, no Universo, existe algo mais do que uma estrutura simplesmente mecânica. O elemento A não combina com o elemento B, mas se introduzirmos platina como elemento catalisador eles demonstram imediatamente uma reação química. A platina permanece inalterável, mas os elementos A e B “percebem” a sua pre-sença e reagem. Isso significa que até as moléculas possuem uma mente.

A sabedoria que domina minérios, vegetais e animais
Quando uma simples folha de árvore se forma, os seus elementos obedecem a uma determinada ordem, compondo rigorosamente o modelo proposto. Existe uma clara vontade de atingir o objetivo, e é essa vontade que domina a função fisiológica do vegetal. Ao vermos um mineral cristalizar obedecendo à rigorosa ordem das suas moléculas, podemos perceber a existência de uma vontade de produzir determinada forma no minério. Se até os vegetais e os minérios são influenciados por uma sabedoria com objetivo próprio, que dizer então dos animais e dos seres humanos Não existe a menor dúvida de que somos todos influenciados por uma “sabedoria” existente em nosso íntimo.

A sabedoria que domina o Universo é uma só
As estruturas, as anatomias e as funções fisiológicas do minério, do vegetal e do animal seguem um objetivo determinado. Assim, a sabedoria que determina a ordem das moléculas e suas combinações é a mesma sabedoria que impregna o Universo. O sistema solar possui o seu centro, que é o Sol; da mesma forma, o sistema molecular possui o seu núcleo. O modelo básico de todas as matérias é o mesmo, e portanto a sabedoria que domina uma matéria não é distinta da que domina uma outra.
O fato de sermos capazes de compreender esta sabedoria prova, também, que a nossa faz parte da grande sabedoria, a do Universo. O problema fundamental está em como esta “grande sabedoria do Universo” é expressada pelo ser humano como indivíduo.

O limite entre saúde e doença
Sabemos agora que nosso corpo não é um amontoado caótico de moléculas. Ele é dirigido pela sabedoria do Universo, que decompõe e compõe novamente cada um dos elementos da molécula, sob rigorosa ordem, produzindo e mantendo o perfeito estado de saúde. Como, então, esse corpo, que é mantido em perfeita saúde pela sabedoria do Universo, sofre distúrbios, produz células doentes como o câncer e é invadido pelos vírus e bactéricas? Tais doenças indicam o surgimento de uma sabedoria deturpada (ilusão da mente), que desvia ou limita a ação da grande sabedoria do Universo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.