Liberada pela justiça há mais de um mês, a cobrança de bagagens em voo nacional foi colocada em prática pela primeira vez no Brasil. A companhia área Azul será a primeira a iniciar a cobrança pelas malas nos voos nacionais.
A medida começou a valer para compras de passagens desde ontem. A empresa Latam já reduziu os limites de mala em voos internacionais. Nos voos nacionais, a empresa criou uma nova classe tarifária, chamada de Azul. Os passageiros que comprarem o bilhete na nova tarifa não terão direito ao transporte de bagagem, somente a mala de mão de até 10 kg. Caso decidam levar uma mala de até 23 kg no portão do avião, o valor adicional cobrado será de R$30.
Além da cobrança, a empresa também anunciou a redução do limite máximo de peso das malas nos voos para Estados Unidos e Europa. Quem comprar passagem a partir de agora poderá levar duas malas de até 23 kg.
Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as empresas eram obrigadas a aceitar duas malas de até 32 kg por passageiro.