Virtudes insubstituíveis: honestidade e competência.Valores permanentes a serem cultivados. Um profissional que atenda a esses pressupostos é um perola preciosa, que precisa ser valorizada e explorada. Nada pior do que trabalhar ao lado de pessoas que não merecem nossa confiança; gratificante ter ao nosso lado pessoas honestas, sérias, comprometidas, éticas. Competência, também, outro requisito indispensável.

De nada adianta dedicação sem competência. A competência se adquire com o aprendizado dos livros associado à vivência prática. Não se forma um profissional competente sem a vivência da profissão; como também não se pode ter alguém competente sem a bagagem teórica exigível para o exercício de qualquer profissão.

À competência se relaciona a perfeição do trabalho realizado. Todos querem profissionais competentes a seu lado. Mas, infelizmente, nem sempre os mais competentes e honestos vencem. É que, além da competência e honestidade, o profissional deve ter uma boa aptidão para conviver com o emocional do dia a dia. A inteligência emocional.

O conhecimento é abstrato, existe dentro do ser. A honestidade é uma virtude íntima sua. Mas a emoção vigora no seu relacionamento interpessoal. É no trato com as outras pessoas que você desenvolve a sua inteligência emocional. Estando com o sistema emocional controlado você é capaz de se expressar, de manifestar o seu conhecimento mesmo durante os árduos debates ou em difíceis situações. Quem não consegue conviver com as próprias emoções e enfrentar as situações estressantes do dia a dia pode não ser um bom expositor do seu conhecimento.

Assim, a vitória não sorri apenas para os que são capazes e honestos, mas, principalmente, para aqueles que, além dessas virtudes, conseguem conviver no estresse social. Mas, além da necessidade de inteligência emocional para conviver com as situações estressantes de toda profissão existe ainda um outro favor relevante no sucesso: a garra, a determinação, o espírito de luta. Nem sempre os mais fortes vencem porque muitas vezes os mais fracos lutam mais.

Não se mede a vitória pela força física dos que lutam, mas pelo espírito de luta que existe dentre deles. Foi assim que David venceu o gigante Golias, como relata a história.

Melhor ainda será se você( além de ter conhecimento, de ser honesto, de ter uma boa inteligência emocional e agir com garra), primar pela sinceridade e pela simplicidade. Com a sinceridade você se torna merecedor da confiança; com a simplicidade você demonstra a sua verdadeira grandeza.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.