Juiz de Fora completou 167 anos nessa quarta-feira, 31, e, marcando as comemorações, a Prefeitura homenageou 25 cidadãos e instituições que contribuíram, direta ou indiretamente, para sua projeção e valorização com relevantes e comprovados serviços prestados à sociedade. Nesse sentido, durante solenidade na Estação São Pedro, os homenageados receberam o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, uma tradicional honraria instituída em 22 de novembro de 1973, durante o primeiro mandato de Itamar Franco na Prefeitura da cidade, e que, desde então, é concedida anualmente a cada aniversário do município.
Os selecionados para receber o Mérito foram escolhidos por um conselho formado pelas secretarias de Governo (SG) e Educação (SE), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Câmara Municipal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e representantes dos descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld.
IN MEMORIAN
Um dos homenageados foi o jogador Marcelo Augusto Mathias da Silva, 25 anos, que faleceu no acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, em novembro de 2016, quando a equipe seguia em direção à cidade de Medéllin, na Colômbia, onde o time catarinense enfrentaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
Na simplicidade de suas palavras, o pai de Marcelo, Paulo Emanuel Silva, agradeceu o Mérito concedido pela Prefeitura. “É uma grande honra para todos nós da família. Meu filho trouxe muito orgulho não só para nós, mas para a população da cidade. Marcelo não fazia acepção de pessoas. Ele ajudava todo mundo. Era muito querido”, relembrou o pai, enfatizando o começo de um novo projeto em celebração ao que o filho mais amava fazer. “Estamos começando a trabalhar na implantação de um instituto que irá atender à comunidade com aulas de futebol. Só estamos dependendo agora da liberação do CNPJ”, explicou.
O projeto executado pela família recebeu o nome de Instituto Marcelo Augusto e atende a um dos sonhos do ex-jogador: a criação de um espaço para que outros meninos também tivessem a oportunidade de vivenciar o esporte. O espaço oferecerá turmas do mirim ao juvenil e já conta com uma equipe de aconselhamento e assistência formada por médico, psicólogo, nutricionista e assistente social.
Confira a lista de homenageados:
– Alexandre Nocelli: coronel da Polícia Militar e atual comandante da 4ª Região de Polícia Militar(RPM), que abrange 86 municípios.
– Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora: entidade que atua no encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho, completa 50 anos de existência em 2017.
– Eduardo Antonio Salomão Condé: mestre em Ciência Política, atua como professor no Departamento de Ciência Sociais da UFJF.
– Eduardo Lourenço Borges: empresário com atuação em Minas Gerais e São Paulo e responsável por uma rede de hotéis em Juiz de Fora.
– Elizabeth Jucá e Mello Jacometti: servidora pública de carreira da Prefeitura de Juiz de Fora, é a atual secretária de Saúde do município.
– Elson Luiz de Oliveira Góis: Nascido em Juiz de Fora, é Capitão de Mar e Guerra dos Fuzileiros Navais, órgão da Marinha brasileira.
– Geraldo Augusto de Almeida: desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
– Gleizer Corrêa Naves: diretor regional da TV Alterosa e responsável pelas emissoras da rede nas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.
– Herbert José Almeida Carneiro: mestre em Direito Empresarial e atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
– Isauro José de Calais Filho: deputado estadual, foi vereador em Juiz de Fora por cinco mandatos consecutivos.
– Israel Alves Rodrigues: coreógrafo do grupo de hip hop “Remiwl Street Crew”, venceu o maior concurso de dança urbana do mundo.
– João Márcio Teixeira Coelho: advogado trabalhista com 45 anos de exercício, foi procurador da Câmara Municipal de Juiz de Fora.
– João Monteiro: empresário do ramo de panificação, está há 40 anos ininterruptos no mercado.
– José Alexandre Franco: juiz federal e atual vice-coordenador dos juizados da subseção judiciária de Juiz de Fora.
– José de Beça Moreira: empresário que já atuou no ramo de alimentação e atualmente tem destaque na área de hotelaria.
– Leonardo Guedes de Carvalho: advogado, foi o procurador-Geral do Município de Juiz de Fora entre 2013 e 2016.
– Luiz Fernando Gramiani Celeste: servidor público, atuante no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) há 33 anos.
– Marcelo Augusto Mathias da Silva (in memorian): jogador de futebol, atuou no Flamengo. Foi uma das vítimas na tragédia aérea envolvendo a equipe da Chapecoense.
– Márcio Antônio de Oliveira (in memorian): professor de História da UFJF e referência histórica nas lutas em defesa da educação pública. Morreu em 2016.
– Marcus Vinicius David: professor e atual reitor da UFJF
– Mário Manzolilo de Morais: radialista e locutor, trabalhou na Rádio Sociedade, marcando época comunicação da cidade. Também foi professor da UFJF.
– Paulo Tristão Machado Júnior: juiz de Direito, é o titular da Vara do Tribunal do Júri e Diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora.
– Pedro Carlos Bitencourt Marcondes: desembargador do Tribunal de Justiça, preside o Conselho dos Tribunais de Justiça, eleito para o biênio 2015-2017.
– Sérgio Couto Rodrigues: jornalista e bacharel em Direito, foi vice-prefeito no primeiro mandato do prefeito Bruno Siqueira.
– Ubirajara Teixeira: bacharel em Direito pela UFJF, é Juiz Titular da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora.