Especial – 167 anos Juiz de Fora – Moda

(1).jpg

Africanos
Os africanos trazidos como escravos para o Brasil deixaram uma herança cultural muito forte em nosso país. Além das cores vibrantes e estampas étnicas vivas, os tecidos tipicamente africanos que carregam a identidade histórica da África e aparecem em várias de nossas produções casuais, como é o caso dos turbantes, por exemplo.

ÁFRICA – com tecidos típicos e o turbante, acessório muito usado pelos povos africanos,  a roupa ainda traz a aplicação de contas, que para eles possuem diferentes significados e podem vir em diferentes adornos.

(2).jpg ÁFRICA – as estampas são tipicamente africanas e normalmente são usadas para contar a história de cada tribo.

Sírios e Libaneses
Os sírios e os libaneses trouxeram seus tecidos finos e os bordados. Foram os responsáveis também por grandes lojas de tecidos que encontramos em nossa cidade, como a Marabá tecidos e Casa Chic. Muitas vezes as roupas típicas cobrem maior parte do corpo feminino deixando em evidência apenas os olhos, sendo assim a maquiagem é um ponto fortíssimo com os delineados impecáveis evidenciando os olhos.

(8).jpgSÍRIOS  E LIBANESES – os bordados, como já citados, não podem ficar de fora, são típicos da região, além dos tecidos finos e peças que deixam o corpo mais coberto.

Italianos
Muito conhecemos dos italianos na gastronomia, somos fortes adeptos de sua culinária, mas eles contribuíram também na nossa maneira de vestir. Os Italianos costumam estar sempre muito bem arrumados e adeptos da alfaiataria, tendo assim uma das alfaiatarias mais renomadas no mundo. Suspensórios, blazers bem cortados, calças de alfaiataria são ótimos exemplos das contribuições desse povo para o nosso guarda-roupa.

(6).jpgITÁLIA – as peças em alfaiataria, muito tradicionais entre os italianos, ganham um ar moderno com o comprimento maxi do blazer. O lenço estampado de flores faz referência as camponesas da região da Calábria.

(7).jpgITÁLIA – as cores da bandeira se fazem presentes na calça de modelagem palazzo, que é tradicionalmente italiana e na boina, acessório típico também na região.

Alemães
A cultura deixada pelos imigrantes alemães é muito conhecida em Juiz de Fora e região, principalmente por termos nossa famosa Festa Alemã que acontece anualmente e reúne milhares de pessoas. Em eventos com esse, podemos ver como essa etnia influenciou nossa maneira de vestir. Pois além dos trajes típicos que sempre aparecem, vemos a influência em nossas roupas cotidianas, a sobreposição de vestidos e blusas, por exemplo, como o típico “dirndl”, criado pelas camponesas alemãs e a tradicional calça de couro, muito usada pelos alemães acompanhada de suspensórios.

(6).jpgALEMANHA – o look traz peças em alfaiataria, além da tradicional camisa branca, muito utilizada em trajes alemães e que hoje faz parte do nosso dia a dia. A roupa foi inspirada no traje típico masculino lederhose, mas pode transitar entre os guarda roupas masculinos e femininos.

(4).jpgALEMANHA – a camisa branca aparece novamente, porém, dessa vez em uma versão mais moderna,  com transparência e mangas sino.

PORTUGAL
Os portugueses foram nossos colonizadores e logo nossa primeira influência na moda. Ao chegar ao Brasil onde não se usavam roupas, eles foram responsáveis por introduzir a cultura dos trajes demarcando classes e relações sociais.

(5).jpgPORTUGAL – além da calça vermelha, exaltando a bandeira portuguesa em tom bordô, a criação traz a combinação de azul e branco, que nos leva aos tradicionais azulejos portugueses tão presentes na arquitetura.

QUEM LÊ SABE MAIS
O Africano Que Existe Em Nós, Brasileiros – Moda e Design Afro-Brasileiros
Julia Vidal
E nessa semana especial a dica de leitura vai para a designer de moda Julia Vidal, em seu livro “O Africano Que Existe Em Nós, Brasileiros – Moda e Design Afro-Brasileiros”. O livro evidencia a cultura africana em cores, histórias, costumes e desenhos estampados no comportamento e vestuário dos brasileiros, com o objetivo de valorizar as expressões culturais de raízes africanas, representadas na forma como inserimos elementos dessa etnia na moda brasileira.

QUEM LÊ SABE MAIS.jpg

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.