Cervejarias artesanais são reconhecidas como Arranjo Produtivo Local pelo Estado

A Prefeitura de Juiz de Fora e a Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) assinaram na tarde dessa sexta-feira, 26, a certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias do município e Zona da Mata.

O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. O ato simboliza o reconhecimento, por parte do Estado, da importância do setor para a economia local. Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a integrar a política pública do Governo do estado em incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva de cerveja. Outros municípios já receberam o arranjo para desenvolvimento de outros setores.

“O Estado conta com cerca de 38 APLs e esse é o primeiro no setor. A cidade foi escolhida devido às suas características culturais ligadas a produção de cerveja desde a colonização alemã. O Arranjo potencializa a produção, favorece o comércio e a capacitação, além de gerar emprego. Também é um instrumento para o turismo da cidade”, explicou o titular da Seedif, Wadson Ribeiro.

Segundo o secretário, o documento auxilia, por exemplo, na compra de matérias primas, maquinário e na transação comercial. “Quando se tem um ramo importante como esse se desenvolvendo, gerando emprego, auxiliando no crescimento do turismo local, há, também, geração de renda para cidade, que significa mais emprego e uma vida melhor”, ressaltou.

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) afirmou que o APL reconhece a importância das cervejas artesanais para a economia e o turismo local. “Queremos fomentar o turismo do nosso município para que as pessoas possam vir à Juiz de Fora para conhecer nossas cervejas. Ao mesmo tempo, economicamente, podemos aprimorar a produção da cerveja artesanal na cidade para que ela se torne referência para o Estado”.

Para o chefe do Executivo municipal, por meio do documento, os produtores poderão trocar ideias, conhecimento e incentivos para que cerveja artesanal também possa se tornar uma referência a nível nacional. “Esse reconhecimento é fundamental para a valorização das nossas cervejas, principalmente nesse momento difícil que o Governo estadual está passando. Porém, mesmo assim, tem feito o possível para fazer parcerias com a Prefeitura”, frisou Bruno.

O presidente da União das Cervejarias da Zona da Mata (Unicerva), Alexandre Chandretti Vicente Vaz, destacou que o reconhecimento do Governo do estado possibilita os produtores a pensarem no futuro. “Ter esse reconhecimento nos possibilita pensar em onde queremos chegar. Sabemos que será possível alcançá-lo a partir de políticas públicas que incentivem o nosso mercado”, disse Vaz, ao ressaltar que o setor precisa de apoio das outras instâncias governamentais, além da municipal.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Na sexta-feira, 26, teve início uma feira cervejeira, que segue durante o final de semana, com apresentações musicais. Neste sábado, 27, o Morro do Imperador receberá a população a partir das 14 horas. A atração marcada para as 15 horas é dança alemã, com o Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe. A partir das 18 horas, Tiago Sarmento levará música folk e clássicos do rock. Neste domingo, 28, a programação irá das 12 às 20 horas, com a música eletrônica do Coletivo Essence e o samba e MPB de Thiago Miranda, às 17 horas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.